A chegada de um bebê é um momento único de alegrias, transformações e expectativas, mas também de desafios, especialmente para mamães e papais de primeira viagem. Entre tantas decisões e preparativos, montar a lista da bolsa maternidade é uma das etapas que mais geram dúvidas. Muitos se perguntam: afinal, o que levar? Será que vou esquecer algo importante?
A boa notícia é que com organização e planejamento é possível preparar a bolsa maternidade ideal para garantir que tudo esteja pronto na hora certa, de forma prática, confortável e tranquila. E nós vamos ajudar você nisso!
A seguir, confira os itens essenciais para os primeiros dias de internação, tanto para o bebê quanto para a gestante.
Itens da bolsa maternidade para recém-nascido
Vestuário:
- 6 macacões (preferencialmente de algodão e fáceis de vestir);
- 6 bodies ou calças de algodão com pés;
- 6 calças tipo mijão;
- 6 pares de meias;
- 6 pares de luvinhas;
- 3 mantas aconchegantes;
- 2 casaquinhos (se estiver frio)
- 2 toalhas com capuz.
Higiene e cuidados pessoais:
- Fraldas descartáveis (cerca de 20 unidades RN);
- Pacote de lenços umedecidos;
- Sabonete líquido glicerinado neutro;
- Pente e escova específicos para recém-nascidos;
- Pomada para prevenção de assaduras;
- Fraldinhas de boca;
- Algodão e cotonetes;
- Sacos para roupas sujas;
- Bebê conforto para a saída da maternidade.
Dica: se possível, para facilitar o processo, separe as trocas em saquinhos ou embalagens identificadas com etiquetas.
Itens da bolsa maternidade para gestante
O que não pode faltar na mala da mamãe:
- Camisolas ou pijamas com abertura frontal para facilitar a amamentação;
- Roupão ou casaco confortável;
- Sutiãs de amamentação;
- Calcinhas pós-parto;
- Absorventes noturnos ou próprios para pós-parto;
- Meias;
- Chinelo antiderrapante;
- Produtos de higiene e cuidado pessoal (escova e pasta de dentes, shampoo, condicionador, sabonete, desodorante, hidratante, etc.);
- Roupa e calçado para a saída da maternidade;
- Sacola para roupas sujas;
- Almofada de amamentação;
- Documentos pessoais e exames do pré-natal;
- Celular e carregador.
Esta lista pode variar de acordo com suas necessidades pessoais, preferências e orientações específicas do hospital ou maternidade onde você dará à luz.
A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.
Informações e dicas adicionais
Antes de começar a organizar os itens, é fundamental entrar em contato com a maternidade ou o hospital onde o parto será realizado. Muitas instituições fornecem uma lista personalizada com orientações específicas, além de oferecer alguns materiais durante a internação, como fraldas e produtos de higiene.
Saber exatamente o que será necessário evita exageros ou faltas e garante uma mala mais prática e funcional. Por isso, não hesite em tirar dúvidas com a equipe que acompanhará você neste momento especial.
Quando preparar a bolsa maternidade
Recomenda-se que a mala esteja pronta até a 32ª semana de gestação. A partir dessa fase, o bebê pode nascer a qualquer momento, inclusive antes do esperado. Ter tudo organizado ajuda a evitar imprevistos e garantir mais tranquilidade. Além disso, com o passar do tempo, é comum que a gestante sinta mais cansaço e desconforto, o que pode dificultar a organização dos itens de última hora.
A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

