Teste do Pezinho

O teste do pezinho faz parte da triagem neonatal, que são testes preventivos, que investigam diversas doenças. Nessa triagem são feitos o teste do pezinho, o teste do olhinho, o teste da orelhinha e o teste do coraçãozinho. Estes exames são importantes para a saúde do recém-nascido, porque podem diagnosticar um leque extenso de problemas que, se detectados antecipadamente, têm mais possibilidades de tratamento.

O Teste do Pezinho é um exame que coleta gotas de sangue do calcanhar do bebê recém-nascido com o propósito de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças metabólicas ou genéticas que podem causar prejuízo à qualidade de vida do bebê ou causar algum tipo de deficiência intelectual.

Este exame é coletado geralmente entre o 3º e 5º dia de vida do bebê e é capaz de diagnosticar até 50 doenças. “A maioria dessas doenças não apresentam sintomas ao nascimento, por isso o teste auxilia no diagnóstico e tratamento precoce desses pacientes”, explica a pediatra Dra. Alessandra Marconi Basso, Pediatra do Hospital Sino Brasileiro, da Rede D’Or São Luiz.

Os Testes do Pezinho são todos iguais?

O teste do pezinho pode diagnosticar inúmeros doenças, mas isso irá depender do perfil de pesquisa. Essa é a diferença entre os 4 tipo de teste existentes. “Esses perfis se diferenciam pela tecnologia utilizada para análise, quantidade de doenças e condições pesquisadas”, explica a médica.

  • Teste Básico: O teste básico pesquisa e permite o diagnóstico de 6 doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.
  • Teste Ampliado: O teste ampliado pesquisa e permite o diagnóstico de 10 doenças: Galactosemia, Toxoplasmose Congênita, Aminoacidopatias, Deficiência de G6PD e mais as doenças do teste básico.
  • Teste Expandido: Pesquisa e permite o diagnóstico de 48 doenças, sendo as doenças dos testes básico e ampliado, mais as doenças relacionadas a erros inatos do metabolismo.
  • Teste SCID e AGAMA: Pesquisa e permite o diagnóstico de Imunodeficiências Congênitas que podem ser adicionados a um dos testes acima, como Imunodeficiências Congênitas, Imunodeficiência Combinada Grave, Agamaglobulinemia e outras Linfopenias de Células T e B.

O bebê sentirá dor na coleta do exame?

Mamães e papais ficam apreensivos na realização de exames em seus bebês recém-nascidos. Mas é importante lembrar a importância desse exame na detecção de inúmeras condições, mesmo que cause algum desconforto no seu pequeno.

O exame é feito muito rapidamente, e a coleta de sangue é realizada no calcanhar por ser uma região bastante vascularizada, sendo fácil a coleta de algumas gotinhas de sangue.

Quanto tempo demora para o teste ficar pronto?

O tempo de espera para receber o resultado do teste do pezinho irá depender da Instituição de saúde em que ele foi realizado, mas, em geral, podem levar de 7 a 30 dias para receber os resultados.

O que fazer caso alguma condição apresente resultado positivo?

Receber um resultado positivo para alguma das condições listadas acima pode ser assustador para os pais. Nesse caso, o melhor a se fazer é realizar um exame comprobatório, ou seja, um novo teste, o mais rápido possível. Além disso, o acompanhamento regular com o pediatra é essencial para que ele possa estar ciente das manifestações clínicas da doença.

Quando escolher o pediatra que irá acompanhar o bebê desde o nascimento?

O ideal é que os pais escolham o médico pediatra que irá acompanhar o bebê até o 3º trimestre da gestação. Ainda antes do parto, é importante agendar uma consulta com o médico para que ele esclareça todas as dúvidas sobre o teste do pezinho e também sobre os demais testes de triagem que são realizados nos primeiros dias de vida.

Encontre um especialista