Angioedema hereditário é uma condição rara e genética, caracterizada por episódios de inchaço severo na pele, intestinos e vias aéreas.
Angioedema hereditário é uma condição rara e genética, caracterizada por episódios de inchaço severo na pele, intestinos e vias aéreas. Esses episódios podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no rosto, mãos, pés e trato gastrointestinal.
O angioedema hereditário é causado por baixos níveis ou disfunção de uma proteína chamada inibidor de C1 esterase, que regula a inflamação. Além disso, pode ser desencadeada por pequenos traumas, estresse, infecções, mudanças bruscas de temperatura, estrógeno e até tratamentos dentários.
Os sintomas de angioedema hereditário podem incluir:
Caso apresente sintomas de angioedema hereditário, é necessário procurar especialistas como alergistas, nutricionistas e urologistas. Todos esses profissionais são capazes de diagnosticar a condição e indicar o tratamento mais adequado.
O diagnóstico de angioedema hereditário é feito com base nos sintomas e no histórico médico da pessoa. Para confirmar o quadro, o especialista poderá solicitar um exame de sangue para avaliar os níveis de proteínas envolvidas na coagulação e inflamação. Em alguns casos, um teste genético pode ser necessário para confirmar o diagnóstico.
É importante frisar que não há cura para o angioedema hereditário. No entanto, os sintomas são controláveis e o tratamento adequado pode envolver terapias preventivas e medidas de emergência.
Medicamentos como inibidores da C1 esterase, andrógenos atenuados e anti-histamínicos podem ser usados para controlar e prevenir os sintomas. Em casos de ataque agudo, a terapia de substituição da C1 esterase pode ser necessária. É importante ter um plano de ação em emergências e usar uma pulseira de identificação médica.
O angioedema hereditário é potencialmente fatal se não tratado corretamente, já que a doença costuma causar inchaço em várias partes do corpo, incluindo a garganta, o que pode bloquear as vias respiratórias e levar a pessoa à asfixia.
Na Rede D’Or você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar o angioedema hereditário com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se for preciso.
A Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Maranhão, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Mato Grosso do Sul, da Bahia, Paraíba e no Distrito Federal.
O grupo é composto atualmente por hospitais próprios e clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.
Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).
A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, concedido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!