Anemia

O que é anemia?

 Anemia é um termo médico genérico utilizado de forma generalista para descrever um estado em que o sangue do paciente possui um número abaixo do normal de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, que é a substância responsável por transportar o oxigênio captado pelo pulmão até outras partes do corpo humano. 

A anemia também pode designar diversas condições em que as hemácias (ou glóbulos vermelhos) não se formam por completo ou têm uma aparência deformada, não podendo funcionar de forma correta.

 

Quais são os tipos de anemia?

Existem diversos tipos de anemia, sendo que cada uma tem um nome específico. Abaixo, você encontra os principais termos:

– anemia ferropriva: A anemia ferropriva é o tipo de anemia causado por deficiências no ferro e na Vitamina B12, que servem como material-base para que o corpo produza os glóbulos vermelhos e a hemoglobina. Também pode ser chamada de anemia perniciosa.

– anemia por falta de produção de glóbulos vermelhos: Nessa anemia, o corpo deixa de produzir glóbulos vermelhos por motivos diversos, que podem ir de deficiência de ferro a até mesmo insuficiência renal.

– anemia aplástica: Esse é um tipo grave de anemia, que resulta da destruição da medula óssea por motivos variados, que vão desde uma doença de cunho maligno a até mesmo uma exposição a toxinas e a metais pesados. Na anemia aplástica, o corpo perde a capacidade de produzir glóbulos vermelhos e até mesmo glóbulos brancos, que são as células de defesa do organismo.

– anemia megaloblástica: Nesse tipo de anemia, o corpo chega a produzir glóbulos vermelhos, mas eles são deformados e imaturos, não podendo performar corretamente suas atividades.

– anemia falciforme: Na anemia falciforme, os glóbulos vermelhos também são deformados, mas possuem um formato de foice que é bastante característico. Essa é uma doença hereditária e crônica, e o paciente pode precisar de acompanhamento médico por toda a vida.

 

Quais são os sintomas de anemia?

Entre os sintomas mais comuns de anemia, podemos incluir:

– queda de pressão arterial;
– cansaço;
– palidez em pontos como os olhos e as gengivas (nas mucosas do corpo);
– tontura;
– fraqueza;
– sonolência;
– dor muscular;
– taquicardia; e
– falta de ar.

 

Como é o tratamento da anemia?

O tratamento da anemia é determinado diretamente pela condição que a está causando. Na maior parte dos casos, é necessário aumentar a ingestão de ferro e vitamina B12 e fazer o uso de suplementos.

No entanto, certas anemias são tratadas por meio de procedimentos como o transplante de medula óssea. Na anemia falciforme, é necessário realizar acompanhamento médico toda a vida. 

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Marque a sua consulta.