Trata-se de um exame tomográfico que estuda a articulação entre o osso sacro e os ossos ilíacos (direito e esquerdo).
O exame Tomografia Computadorizada de Articulação Sacroilíacas é um exame tomográfico que estuda a articulação entre o osso sacro e os ossos ilíacos (direito e esquerdo).
A junção dos ossos ilíacos com o osso sacro formam a pelve, popularmente conhecida como bacia.
A pelve é responsável pela sustentação da coluna vertebral e transmissão do peso corporal ao membros inferiores.
A tomografia computadorizada é um exame em que uma fonte emite diversos feixes de raios X; esses feixes atravessam a área do corpo a ser estudada e são captados por sensores do lado oposto. Estes sensores transformam a radiação em um sinal elétrico que é convertido em imagem.
As imagens formadas são em escala de cinza, dependendo da densidade de cada tecido do corpo humano.
O aparelho de tomografia computadorizada é composto por uma maca e um tubo.
A tomografia computadorizada de articulação sacro ilíaca é feita com o paciente em decúbito dorsal (deitado com barriga para cima), enquanto a maca se movimenta na horizontal e o tubo realiza movimentos circulares.
É um exame de rápida duração e indolor. É necessário informar previamente ao médico sobre gravidez e restrições, como medo de ambientes fechados, para que sejam tomados os devidos cuidados
Através da tomografia computadorizada de articulação sacroilíaca é possível estudar os ossos – avaliando a distância entre eles, se há imagens compatíveis com desgastes/erosões, inflamações, fraturas ou adesões (anquilose); os músculos da região, partes gordurosas e eventualmente os vasos da região.
A interpretação das imagens tomográficas deverá ser realizada por um profissional experiente.
Dependendo do resultado da tomografia, do quadro do paciente, do exame físico e do julgamento médico, poderá complementar a investigação através de uma ressonância magnética.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O exame dura cerca de 20 minutos. Para o dia agendado, é preciso chegar 30 minutos antes do horário programado. Além disso, acessórios metálicos (como joias) não devem ser utilizados, e próteses devem ser removidas, se necessário para a realização do procedimento.
O exame de tomografia computadorizada geral é contraindicado para gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, bem como pessoas com histórico de alergia ao contraste iodado. Poderá ser realizada dessensibilização, reagendamento ou o exame sem a necessidade do contraste. Traga um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do procedimento com contraste.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230.