Neste exame é possível avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.
A tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo, que produz imagens através da emissão de raios-X. As imagens são detalhadas e em tons de cinza, dependendo da densidade de cada estrutura.
Na Tomografia Computadorizada de Tórax é possível avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.
O exame de tomografia computadorizada de segmento apendicular de tórax é realizado no aparelho de tomografia computadorizada.
O paciente deita-se na maca, em decúbito dorsal (“de barriga para cima”) e com os braços elevados acima da cabeça.
A maca movimenta-se horizontalmente através do tubo, enquanto este gira e emite raios-X para produção das imagens.
Dependendo da orientação médica e do que se deseja estudar em específico, o exame pode ser feito com aplicação de contraste na veia.
É necessário retirar os objetos de metal do corpo, manter-se imóvel durante o exame e realizar as respirações profundas conforme orientado durante o exame.
No caso da Tomografia Computadorizada de Tórax, o exame permite avaliar a região do tórax (“peito”) do paciente, incluindo a parte óssea, o tecido pulmonar, os vasos sanguíneos da região e parcialmente a parte gordurosa.
Sendo assim, é possível diagnosticar fraturas (ex: de costelas), hematomas (coleções de sangue), nódulos e massas, tumores, além de avaliar derrames e alterações ósseas. Pode ser usado também para avaliação antes de cirurgias e como controle pós-cirúrgico.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O exame dura cerca de 20 minutos. Para o dia agendado, é preciso chegar 30 minutos antes do horário programado. Além disso, acessórios metálicos (como joias) não devem ser utilizados, e próteses devem ser removidas, se necessário para a realização do procedimento.
O exame de tomografia computadorizada geral é contraindicado para gestantes e mulheres com atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, bem como pessoas com histórico de alergia ao contraste iodado. Poderá ser realizada dessensibilização, reagendamento ou o exame sem a necessidade do contraste. Traga um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do procedimento com contraste.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3230.