A angioressonância computadorizada de aorta abdominal e artérias ilíacas é um exame não invasivo que combina técnicas de tomografia computadorizada e angiografia para avaliar de forma aprofundada o estado da artéria aorta, localizada no abdômen.
Quando também é necessária a avaliação das artérias ilíacas, são fornecidas imagens precisas das placas de gordura ou cálcio presentes nesses vasos. Eles são responsáveis por levar o sangue para os membros inferiores e a região pélvica.
O primeiro passo para realizar o exame de angioressonância computadorizada de aorta abdominal e artérias ilíacas é aplicar uma injeção de contraste via endovenosa no paciente – embora o procedimento também possa ser feito sem o uso de contraste – para visualizar melhor as artérias a serem avaliadas. Logo após, o indivíduo é encaminhado para a tomografia computadorizada, um aparelho composto por maca e tomógrafo, com estrutura semelhante a um tubo.
Por meio de movimentos circulares e da radiação, o equipamento capta as imagens dos vasos sanguíneos em tempo real, estimulando os átomos de hidrogênio presentes no corpo e gerando um sinal que é captado por antenas próximas à área de interesse. Assim, o médico pode observar se há alguma alteração, como obstrução ou comprometimento do fluxo sanguíneo.
O exame de angioressonância computadorizada de aorta abdominal e artérias ilíacas leva, em média, de 30 a 60 minutos para ser concluído. A duração pode variar dependendo do equipamento utilizado, da pessoa a fazer o exame e da necessidade do uso de contraste.
O exame de angioressonância computadorizada de aorta abdominal e artérias ilíacas é solicitado quando existe suspeita de condições que afetam o sistema circulatório, especificamente na aorta abdominal e nas artérias ilíacas. Ele é usado para detectar problemas como aneurismas, obstruções, inflamações ou outras anormalidades vasculares.
Também pode ser fundamental para a prevenção e o acompanhamento de complicações dos vasos e do coração após cirurgias.
O exame de angioressonância computadorizada de aorta abdominal e artérias ilíacas deve ser realizado somente mediante solicitação do médico, que também irá avaliar a necessidade de anestesia. Confira abaixo algumas das recomendações antes do procedimento:
O exame de angioressonância magnética de aorta abdominal e artérias ilíacas pode ser solicitado por diversos especialistas, entre eles o cardiologista, o angiologista e o cirurgião vascular. Esses profissionais utilizam o exame para investigar alterações vasculares e garantir um diagnóstico preciso.