Home / - Exames e Procedimentos /
- Análises Clínicas /
- Fosfatase Acida Prostática
Fosfatase Acida Prostática
Sinônimos
- Fosfatase Acida Prostatica
- Fosfatase Acida da Prostata
- Fosfatase Acida Especifica Prostatica
- Dosagem de Fosfatase Acida Prostatica
- Enzima Fosfatase Acida Prostatica
O que é o exame de Fosfatase Ácida Prostática?
A fosfatase ácida prostática é uma enzima produzida principalmente pela próstata. O exame mede a quantidade dessa substância no sangue e pode indicar alterações na próstata, como inflamações ou câncer.
Hoje em dia, esse exame é menos utilizado do que o PSA, mas ainda pode ser útil em alguns casos, especialmente quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo, como os ossos.
Para que serve o exame de Fosfatase Ácida Prostática?
O principal objetivo do exame é ajudar a detectar ou acompanhar o câncer de próstata, principalmente quando a doença já está mais avançada ou com metástases (quando o câncer se espalha para outras áreas, como os ossos).
Também pode ser usado para:
- Avaliar a eficácia do tratamento do câncer de próstata;
- Ajudar a diferenciar causas benignas e malignas de aumento da próstata;
- Monitorar a progressão da doença em pacientes já diagnosticados.
- Apesar de sua utilidade, o exame não é recomendado para diagnóstico precoce, pois não é tão sensível quanto o PSA, outro exame mais comum.
Como é feito o exame de Fosfatase Ácida Prostática?
O exame é simples e rápido. É feita uma coleta de sangue por um profissional de saúde, geralmente no braço. A amostra é analisada em laboratório para medir a quantidade da enzima específica da próstata.
Qual é o valor de referência do exame de Fosfatase Ácida Prostática?
Os valores considerados normais podem variar de um laboratório para outro, mas geralmente são até 6,1 U/L (total) ou até até 3,0 U/L (fração) para homens.
Qual especialista pode solicitar o exame de Fosfatase Ácida Prostática?
Os médicos que mais costumam pedir esse exame são urologistas, oncologistas e clínicos gerais.
- Urologistas: especialistas em doenças do sistema urinário e da próstata.
- Oncologistas: médicos que tratam o câncer.
- Clínicos gerais: em casos onde há sintomas sugestivos ou acompanhamento de condições já diagnosticadas.
Fosfatase Ácida Prostática Alta
Um resultado alto de fosfatase ácida prostática pode indicar que há alterações significativas na próstata, como inflamação ou câncer, especialmente quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo (metástases).
No entanto, outras condições não cancerígenas também podem causar esse aumento. Por isso, é fundamental que um médico avalie o resultado em conjunto com outros exames, como o PSA e o toque retal.
Fosfatase Ácida Prostática em mulheres
Apesar de ser um exame voltado para a próstata, órgão que só os homens possuem, a fosfatase ácida também existe em pequenas quantidades em outros tecidos, como fígado, baço e ossos, presentes em homens e mulheres. Por isso, mulheres podem ter essa enzima em níveis baixos no sangue, mas o exame de fosfatase ácida prostática não é indicado para elas, já que sua principal função é avaliar a saúde da próstata.
Preparativos para o exame
Não há preparo para este exame.
Prazo de entrega
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989 para confirmar o prazo.
Cobertura
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Preços e pagamentos
Pagamento particular
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989.
Horários e locais
Hospital Bartira
Segunda a sábado – 06h às 14h / Domingos sem funcionamento / Feriados 06h às 14h.
Av. Alfredo Maluf, 430. Vila Alto de Santo André – Santo André – SP. Cep 09240410
Sobre a Rede D'Or
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!