Hospital Bartira
Clique ao lado para ativar
Este exame não necessita de agendamento.

Sinônimos

  • Ureia Urinaria
  • Dosagem Ureia Urinaria
  • Ureia Urina Isolada

O que é o exame de ureia?

A ureia é uma substância produzida pelo fígado, a partir do metabolismo das proteínas ingeridas como alimento. O rim, por sua vez, vai realizar a filtragem para que a ureia seja eliminada na urina.

O exame de ureia verifica os valores da substância circulando na corrente sanguínea. Geralmente, é analisada com outros indicadores de saúde do fígado e dos rins, como a creatinina, por exemplo.

Para que serve o exame de ureia?

A análise clínica da ureia permite verificar a saúde do fígado e dos rins do paciente, além de acompanhar a evolução de algumas doenças.

Como é feito o exame de ureia urina, amostra isolada?

O paciente deve coletar a urina em um frasco estéril, garantindo que a amostra seja recente e enviada rapidamente ao laboratório. Recomenda-se realizar a assepsia antes da coleta para evitar contaminação. A urina deve ser mantida refrigerada desde o momento da coleta até a análise.

Quais são os sintomas ou condições que indicam a necessidade de um exame de ureia?

O exame pode ser indicado como uma verificação de rotina ou a partir de sintomas como inchaço nos pés e tornozelos, fadiga, alteração no fluxo urinário, confusão mental, icterícia, náuseas e perda de peso sem explicação. Pessoas com doenças crônicas, como diabetes e insuficiência renal, também podem se submeter ao exame para acompanhamento.

Quais são os valores de referência do exame de ureia?

Os valores de referência estão entre 19,3 e 49,2 mg/dL. Mas é importante lembrar que existem variações entre laboratórios e que o exame deve ser sempre interpretado com o auxílio de um médico.

Qual especialista pode solicitar o exame de ureia?

O exame de ureia pode ser solicitado por diversos especialistas, a depender da condição clínica do paciente. Os principais são: nefrologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, cardiologistas, hepatologistas e urologistas.

O que níveis elevados de ureia podem indicar?

Níveis elevados de ureia no sangue podem indicar condições como insuficiência renal e desidratação. Quando há excesso no consumo de proteínas, a ureia também pode ficar elevada.

O que os níveis baixos de ureia podem indicar?

Quando os níveis de ureia obtidos no exame encontram-se aquém do normal, o paciente pode estar levemente desnutrido ou apresentar baixa absorção intestinal. A falta do consumo de proteínas na alimentação, doenças no fígado, excesso de hidratação e gravidez também podem ser motivos de níveis baixos de ureia no organismo.

O que significa ter ureia alta ou ureia baixa?

Níveis baixos ou altos significam que a ureia no sangue está fora do que é considerado normal. Neste tipo de situação, busque aconselhamento médico.

O que é a ureia normal e como ela se relaciona com a função renal?

A ureia considerada normal é ideal para que os rins funcionem da forma correta, auxiliando-os a se livrar de substâncias tóxicas, além de equilibrar os líquidos e os sais minerais no organismo.

Quais são os sintomas de ureia alta no sangue?

Quando a ureia está alta, o paciente pode sentir cansaço, ter náuseas, vômitos, perda de apetite, dores de cabeça e inchaço nos membros inferiores. Além disso, são comuns alterações na urina, como o surgimento de espuma ou sangue, e dor na região lombar.

Preparativos para o exame

Não é necessário jejum ou nenhum outro tipo de preparo para realizar este exame.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4996-8989.

Horários e locais

Hospital Bartira

Segunda a sábado – 06h às 14h / Domingos sem funcionamento / Feriados 06h às 14h.
Av. Alfredo Maluf, 430. Vila Alto de Santo André – Santo André – SP. Cep 09240410

Sobre a Rede D'Or

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!