Com este exame, obtém-se uma visão completa da próstata, avaliando seu tamanho, volume, se há nódulos ou áreas suspeitas para câncer.
O ultrassom é um exame de imagem que permite observar as estruturas do corpo por meio de emissão de ondas ultrassônicas de alta frequência que ecoam, e como resposta formam-se imagens em tons de cinza e que podem ser visualizadas em tempo real pelo médico examinador.
A Ultrassonografia de Próstata Transretal é um exame de ultrassom solicitado quando se deseja avaliar de maneira mais específica a próstata e também pode ser usado para orientar a realização de biópsias da próstata. O exame é feito com um transdutor de ultrassom adaptado para ser inserido na região do reto (através do ânus).
Também conhecido por: Ecografia de próstata transretal, Ultra-som de próstata transretal, Ultra-som prostático endorretal, Ultra-som trans-retal, Ultra-som transretal p/avaliar resíduo vesical.
A Ultrassonografia de Próstata Transretal é feita por meio do aparelho de um ultrassom adaptado especialmente para ser inserido no reto do paciente, por meio do ânus.
A visualização da próstata, com ultrassom via transretal, permite uma visualização mais nítida e precisa da próstata, se comparado ao exame de ultrassom via abdominal.
O paciente vai deitar na maca, sobre o lado esquerdo do corpo e com os joelhos flexionados. Então, com a ajuda de lubrificantes, o equipamento de ultrassom é cuidadosamente inserido pela região anal. Após a inserção, são avaliadas a próstata e as vesículas seminais. Pode-se também realizar biópsias, a depender do pedido médico.
Para realização desse exame é necessário jejum, lavagem intestinal (através uso de supositório ou laxativos e que deverá ser orientado pelo médico que solicitou o exame) e uso de antibiótico antes e depois do procedimento caso sejam realizadas biópsias.
Este exame pode ser realizado com anestesia local ou com sedação leve.
É importante levar os exames prévios e demais exames referentes a próstata, antes da realização do ultrassom de próstata via transretal.
Após o exame, se realizada biópsia, o paciente normalmente fica um curto período em observação – apenas para avaliar se sente dor. É comum ter um discreto sangramento ao urinar ou ao ejacular por poucos dias após a realização deste exame.
Caso sejam realizadas biópsias e após o procedimento o paciente apresentar febre, mal-estar e calafrios, faça contato com seu urologista ou procure atendimento médico.
Com a Ultrassonografia de Próstata Transretal obtém-se uma visão completa da próstata, avaliando seu tamanho, volume, se há nódulos ou áreas suspeitas para câncer. Avalia-se também as vesículas seminais (que são glândulas que produzem líquido seminal, funcionando como fonte de energia para os espermatozoides).
A Ultrassonografia de Próstata Transretal serve como complemento aos exames de sangue, ao exame clínico e ao histórico de sintomas do paciente, com a finalidade de chegar ao diagnóstico correto.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2529-4422 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2529-4422.