Hospital Copa D'Or
Clique ao lado para ativar
Este exame não necessita de agendamento.

Sinônimos

  • Antígeno Prostático - Fração Livre
  • Antígeno Prostático Especifico Livre No Soro
  • Ape - Antígeno Prostático Especifico Livre
  • Psa Livre Ultrassensível
  • Psa Livre

O que é PSA Livre?

O exame de PSA livre é um exame de sangue que mede a parte do PSA que circula livre no sangue, ajudando a avaliar a saúde da próstata e a suspeita de câncer.

Esse exame é indicado principalmente quando o PSA total está alterado ou em uma “zona cinzenta”, para ajudar o médico a entender melhor se há maior risco de câncer de próstata.

Os resultados do PSA livre são avaliados junto com o PSA total, idade, sintomas e exame de toque retal, e podem sugerir se é preciso acompanhar de perto ou investigar com outros exames, como ressonância ou biópsia.

Tubo de coleta de sangue para o exame de PSA Livre

Para que serve o exame de PSA livre?

O exame de PSA livre serve para complementar o exame de PSA total e ajudar a avaliar a saúde da próstata de forma mais precisa, pois mede apenas a parte do PSA que não está ligada a proteínas no sangue.

A comparação entre PSA livre e PSA total pode indicar se a alteração é mais compatível com doença benigna ou se existe maior suspeita de câncer de próstata.

Além disso, também ajuda na decisão médica de exames adicionais, como biópsia, principalmente em homens com PSA total em níveis intermediários, em que o resultado não é claramente normal nem claramente muito alto.

Quando o exame de PSA livre é indicado?

O exame de PSA livre é indicado nas seguintes situações:

  • PSA total acima do limite considerado normal para a idade;
  • Resultados duvidosos do PSA total;
  • Acompanhamento da saúde da próstata;
  • Histórico familiar de câncer de próstata.

O médico combina o resultado do PSA livre com o PSA total, exame físico e histórico clínico para decidir se é mais seguro apenas acompanhar ou se é indicado investigar com exames de imagem ou biópsia.

Qual é a diferença entre o exame de PSA livre e total?

O PSA total mede toda a quantidade de PSA (antígeno prostático específico) no sangue, incluindo o que está ligado a proteínas e o que circula livre. Geralmente, é o primeiro exame solicitado para avaliar a saúde da próstata.

Já o PSA livre, mede apenas a fração de PSA que circula no sangue, sem estar ligada a proteínas e serve para calcular a relação PSA livre/PSA total, que ajuda a diferenciar alterações benignas de sinais de risco de câncer.

Tubo de exame de sangue para análise do exame de PSA Livre

Como deve ser o preparo para o exame PSA livre?

Para se preparar para o PSA livre, é recomendado:

  • Evitar ejaculação por 48 horas antes do exame;
  • Não realizar toque retal ou ultrassom transretal nos últimos 7 dias;
  • Evitar bicicleta, motocicleta ou cavalo por 2 dias;
  • Não ter feito biópsia da próstata nos últimos 30 dias;
  • Suspender o uso de biotina (vitamina B7), com orientação médica, por 3 dias antes da coleta.

Cada laboratório pode ter orientações específicas, por isso é importante seguir as recomendações recebidas na unidade em que o exame será realizado.

Como é feito o exame PSA livre?

O exame PSA livre é feito por meio de uma coleta simples de sangue, geralmente da veia do braço.

Enfermeira da Rede D'Or colhendo sangue de paciente para exame de sangue de PSA Livre

Quais os valores de referência do exame PSA livre?

O PSA livre não tem um valor isolado fixo. Ele é avaliado pela relação entre PSA livre e PSA total:

Relação PSA livre / PSA total O que significa
Acima de 25% Maior chance de condição benigna
Entre 15% e 25% Zona de atenção
Abaixo de 15% Maior risco de câncer de próstata

O resultado do exame deve ser interpretado pelo urologista com a avaliação clínica, idade, histórico familiar, sintomas e outros exames.

Dúvidas no seu exame? Consulte um especialista da Rede D’Or próximo a você.

Quando o PSA livre é preocupante?

O exame de PSA livre é mais preocupante quando o PSA total está elevado e a relação PSA livre/total está baixa, pois esse padrão pode sugerir maior probabilidade de câncer de próstata.

Nessas situações, o médico pode considerar pedir exames complementares, como ressonância magnética da próstata ou biópsia, para esclarecer a causa da alteração.

Também chama atenção quando o PSA, ao longo do tempo, sobe de forma rápida ou contínua, mesmo que ainda esteja em uma faixa não muito alta.

PSA livre alto: o que pode ser?

Quando se fala em PSA livre alto, muitas vezes isso significa que a relação percentual PSA livre/PSA total está alta, e normalmente indica condições benignas da próstata.

Entre as situações que podem estar associadas a PSA total elevado com fração livre relativamente alta, estão:

  • Hiperplasia prostática benigna (HPB);
  • Alterações inflamatórias leves na próstata;
  • Alterações fisiológicas da próstata associadas à idade.

Em geral, quando o PSA livre está proporcionalmente mais alto, a chance de câncer costuma ser menor, mas esse dado não dispensa o acompanhamento, principalmente se o PSA total estiver acima do esperado para a idade.

PSA livre alto indica câncer?

Não necessariamente. Ter o PSA livre alto geralmente não indica câncer de próstata.

O que realmente preocupa é quando o PSA livre está baixo em relação ao PSA total (relação inferior a 15%), pois isso pode indicar maior risco de câncer.

Por isso, o PSA livre sozinho não confirma nem descarta câncer, e deve sempre ser avaliado pelo médico em conjunto com PSA total, exame de toque retal e histórico clínico.

PSA livre baixo: o que pode ser?

O PSA livre baixo pode indicar que a maior parte do PSA no sangue está ligada a proteínas, o que pode estar associado a um maior risco de câncer de próstata. Saiba identificar os sintomas de câncer de próstata.

Outras situações que podem levar a PSA livre baixo incluem alterações na próstata que precisam de investigação médica ou resultados de PSA total elevado com relação PSA livre/total baixa.

Mesmo com PSA livre baixo, é preciso considerar outros fatores. Alguns homens com relação PSA livre/PSA total baixa não têm câncer, e outros com câncer podem apresentar resultados menos típicos.

Onde fazer o exame de PSA livre?

Você pode realizar seu exame de PSA livre e total segurança e precisão em uma das unidades da Rede D’Or. Contamos com laboratórios modernos e profissionais prontos para te atender com agilidade.

Qual médico pode solicitar o exame de PSA livre?

O urologista é o médico especialista no sistema reprodutor masculino e o que mais solicita este exame. No entanto, médicos de outras áreas também podem pedir o teste durante avaliações de rotina.

Clínicos gerais, geriatras (que cuidam de idosos) e oncologistas frequentemente utilizam o PSA para monitorar a saúde de seus pacientes de forma preventiva ou durante tratamentos específicos.

Quais outros exames podem ser solicitados?

Para avaliar melhor a saúde da próstata, o PSA livre costuma ser combinado com outros exames que ajudam a esclarecer o quadro, como:

  • Exame de PSA total;
  • Toque retal, para avaliar o tamanho e a consistência da próstata;
  • Ultrassonografia transretal, para ver imagens detalhadas da próstata;
  • Ressonância magnética da próstata, útil em alguns casos para localizar áreas suspeitas antes de uma biópsia;
  • Biópsia da próstata, quando há forte suspeita de câncer.

A combinação desses exames aumenta a chance de identificar o câncer de próstata em fases iniciais, ou de diferenciar melhor alterações benignas que podem ser apenas acompanhadas.

Cuide da sua saúde com especialistas da Rede D’Or!

Cuidar da saúde da próstata é um passo importante para manter a qualidade de vida.

Se você recebeu um resultado de PSA livre ou total e ficou em dúvida, agende uma consulta com um especialista da Rede D’Or e tenha acompanhamento seguro e de qualidade.

Preparativos para o exame

É recomendado que o paciente:

  • Não tenha realizado ultrassom ou toque transretal nos últimos 7 dias;
  • Aguarde 48 horas após a última ejaculação para realizar o exame;
  • Não tenha realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
  • Não tenha andado de bicicleta, motocicleta ou a cavalo nos últimos dois dias;
  • Suspenda o uso de biotina, bem como suplementos alimentares que contenham biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta.

Pacientes prostatectomizados (que retiraram a próstata cirurgicamente) podem realizar o teste sem as restrições acima.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2545-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2545-3600.

Sobre a Rede D'Or

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!