Centro Cirúrgico

Centro Cirúrgico

Composto por seis salas, o Centro Cirúrgico do Hospital IFOR foi planejado para garantir o máximo de segurança e rapidez às cirurgias ortopédicas.

O sistema de climatização possui filtragem absoluta do ar, independente para cada sala cirúrgica. Adicionalmente, as salas são equipadas com fluxo laminar e pressão positiva, que ajudam no combate à infecção hospitalar. As estativas (painéis suspensos) mantêm os equipamentos longe do chão, facilitando higienização e manuseio.

Todas as salas possuem:

  • Focos duplos
  • Carrinhos de anestesia de última geração (Drager)
  • Mesas cirúrgicas ortopédicas (Smith/Barfab)
  • Arcos cirúrgicos novos (GE)

Esses equipamentos são fundamentais para o sucesso das cirurgias ortopédicas.

Tanto o Centro Cirúrgico quanto a UTI podem trabalhar independentes do fornecimento de energia e água pelo governo. Possuímos dois geradores (500 KWA cada) e reservatórios de água que garantem o abastecimento.

O piso técnico, que fica localizado acima do CC e UTI, permite a manutenção e a limpeza dos equipamentos, sem atrapalhar o fluxo cirúrgico.

Toda esta tecnologia, associada ao Corpo Clínico de primeira linha e à equipe multidisciplinar, corrobora para que a instituição tenha uma baixíssima taxa de infecção hospitalar.

O Hospital IFOR realiza aproximadamente 450 cirurgias ortopédicas por mês, sendo o maior serviço do Brasil, considerando serviços que não atendem SUS.