Os exames vasculares são feitos com o objetivo de estudar as estruturas vasculares do organismo, como artérias, veias, vasinhos e vasos linfáticos, apoiando no diagnóstico clínico de uma série de doenças vasculares periféricas.
Os exames vasculares são feitos com o objetivo de estudar as estruturas vasculares do organismo, como artérias, veias, vasinhos e vasos linfáticos, apoiando no diagnóstico clínico de uma série de doenças vasculares periféricas.
Com os exames vasculares, os médicos conseguem obter uma visualização anatômica, além de dados relativos ao funcionamento dessas estruturas, além do nível de dano ou de alteração que sofreram.
Geralmente, os exames vasculares são recomendados para pacientes acima dos 40 anos de idade, permitindo o diagnóstico precoce de uma série de condições que podem afetar o sistema vascular do paciente.
Pacientes que apresentam fatores de risco também precisam fazer exames vasculares com certa regularidade, que podem incluir:
Além disso, os exames vasculares também podem ser feitos antes de uma cirurgia, como uma forma de prevenção pré-operatória.
De modo geral, os exames vasculares são indicados para pacientes que apresentam sintomas como:
O modo de realização dos exames vasculares varia de acordo com o exame específico que o paciente está fazendo.
No geral, os exames vasculares são não invasivos, não necessitando o uso de agulhas ou técnicas mais invasivas para sua realização. Além disso, eles costumam usar equipamentos diversos, como o ultrassom, para verificar o fluxo sanguíneo no interior das veias e artérias do paciente.
Por esse motivo, os exames vasculares não doem ou causam incômodo prolongado no paciente.
Existem diversos tipos de exames vasculares, sendo que cada um possui uma indicação própria. Entre os principais exames vasculares, podemos destacar:
– Angiorressonância: similar a uma ressonância magnética, é feita com injeção de contraste e fornece ao médico uma imagem clara de todo o sistema circulatório do paciente, podendo dar destaque a alguma região específica do corpo, como a cabeça.
– Estudo de registro de volume de pulso (PVR): utilizando-se da mesma braçadeira que é usada para medir a pressão arterial, esse exame checa o fluxo sanguíneo nos braços e nas pernas do paciente.
– Doppler vascular: similar a um ultrassom, mas com cores, gráficos e fluxos, o doppler vascular permite visualizar o interior das veias do paciente, em busca de diminuições ou de alterações que podem causar danos à saúde do paciente.
– Fotopletismografia: exame que verifica o funcionamento das veias na perna do paciente, para ver se elas estão funcionando como deveriam ou não.
O preparo dos exames vasculares pode variar de acordo com o tipo específico de exame que o paciente vai realizar, além das indicações de seu médico.
No geral, é recomendado que o paciente evite fumar ou consumir cafeína antes da realização de qualquer exame vascular, uma vez que essas substâncias podem afetar os vasos sanguíneos de diferentes formas.
Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3509-4700 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3509-4700.