Cintilografia Óssea Trifásica

Este exame é feito para avaliar a integridade óssea, permitindo diagnóstico de perdas de massa, fraturas e de condições como a artrite e a osteonecrose, além da busca por metástases de tumores detectados em outras partes do corpo.

Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.

O que é Cintilografia Óssea Trifásica?

 A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Cintilografia Óssea Trifásica, o exame é feito para avaliar a integridade óssea, permitindo diagnóstico de perdas de massa, fraturas e de condições como a artrite e a osteonecrose, além da busca por metástases de tumores detectados em outras partes do corpo.

Além disso, o exame de Cintilografia Óssea Trifásica permite o estudo do fluxo sanguíneo, propiciando a detecção de tumores ósseos primários e osteomielite. 

O exame de Cintilografia Óssea Trifásica  é feito em três etapas e fornece maior quantidade de dados sobre o esqueleto.

 

Como é feito o exame Cintilografia Óssea Trifásica?

Na Cintilografia Óssea Trifásica,  o paciente recebe injeção endovenosa de  medicamento levemente radioativo que se liga às células em estudo.

A primeira fase da Cintilografia Óssea Trifásica é chamada de “fluxo sanguíneo”. Logo após injeção, o paciente é encaminhado para a máquina de cintilografia para captura de imagens do fluxo sanguíneo em ossos.

Cerca de dez minutos depois de captar as imagens, tem-se a fase de “equilíbrio” do exame de Cintilografia Óssea Trifásica.

Por fim, em uma janela de tempo de três a sete horas, após a injeção endovenosa, o paciente deve retornar à máquina de cintilografia para capturar imagens para a terceira fase do exame, a fase “tardia”.

 

Para que serve o Exame Cintilografia Óssea Trifásica?

Com a Cintilografia Óssea Trifásica é possível fornecer estudo completo da saúde do esqueleto, permitindo diagnosticar tumores e metástases, além de doenças como osteomielite, artrite e fraturas.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento