Raio-X de Abdome Agudo

Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos. 

Sinônimos

  • Raios X Abdômen Agudo (Em Pé, deitado + Cúpulas)
  • Raios X Em Três Posições

O que é Raio-X de Abdome Agudo?

O exame de Raio-X é um dos exames de imagem mais comuns na medicina. É um exame indolor e não invasivo. 

Funciona através da emissão de raios que penetram alguns tecidos do corpo humano, tornando a imagem enegrecida ao raio-X. Já em outros tecidos os raios não penetram, como nos ossos e estruturas com certo grau de calcificação, fornecendo imagens brancas.  

O Raio-X de Abdome Agudo recebe essa nomeação apenas por ser bastante solicitado e muito útil em pacientes vítimas de traumas e em casos de dor abdominal súbita. 

 

Como é feito o exame Raio-X de Abdome Agudo?

O raio-x de abdome agudo consiste na obtenção de 3 imagens, previamente: Raio-x de tórax, que deverá ser realizado com o paciente em pé e posicionado à frente do filme, conforme orientação do radiologista; raio-x de abdome, também com o paciente em pé à frente do filme conforme orientações; e outra imagem da área do abdômen, porém dessa vez o paciente será posicionado deitado sobre uma maca em decúbito dorsal (“de barriga para cima”).

Durante a captação das imagens, o profissional que estiver realizando o exame irá se ausentar, podendo dar orientações ao paciente da sala de comando.

 

Para que serve o Exame Raio-X de Abdome Agudo?

Como o exame de Raio-X de Abdome Agudo é frequentemente solicitado em prontos-socorros e sua realização é rápida, tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos. 

Nem sempre será possível saber ao certo o diagnóstico, mas o raio-x de abdome agudo poderá apresentar imagens sugestivas de uma patologia ou outra. 

Através do Rx de abdome agudo também é possível avaliar a localização de objetos indevidos que podem ter sido ingeridos, como moedas e agulha, e se ocorreu alguma consequência desse fato, como perfuração de alças intestinais ou obstrução de alguma parte do intestino.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento