Raio-X de Colangiografia Venosa

Este é um exame diagnóstico por imagem das vias biliares, estruturas que ligam o fígado à vesícula biliar e pâncreas ao duodeno. 

O que é Raio-X de Colangiografia Venosa?

Raio-X de Colangiografia Venosa é um exame diagnóstico por imagem das vias biliares, estruturas que ligam o fígado à vesícula biliar e pâncreas ao duodeno. 

O procedimento é não invasivo e indolor e não causa qualquer incômodo. No entanto, é contraindicado para gestantes porque faz uso de radiação ionizante. 

Este procedimento é recomendado para analisar vias biliares conforme  recomendação médica.

 

Como é feito o exame Raio-X de Colangiografia Venosa?

preparo para o exame Raio-X de Colangiografia Venosa geralmente é orientado pelo médico solicitante do procedimento e confirmado pelo local onde será realizado. 

No dia do Raio-X de Colangiografia Venosa, o médico responsável informa todos os passos e em seguida o paciente é direcionado para a sala de exame, onde recebe uma dose de contraste na veia, que ajudam na melhor observação das imagens obtidas. 

Quando a substância começa a fazer efeito, o paciente é levado para uma sala onde se encontra o Raio-X, que emite radiação ionizante, gerando imagens no computador do médico. O procedimento pode ser repetido algumas vezes conforme orientação médica. 

Se o médico estiver satisfeito com as imagens, o paciente está liberado. O resultado fica pronto conforme a política do local onde foi realizado. Ao receber o material, o paciente pode retornar ao médico solicitante com os resultados. 

 

Para que serve o Exame Raio-X de Colangiografia Venosa ?

O Exame Raio-X de Colangiografia Venosa geralmente é solicitado por um médico de confiança para avaliar e/ou identificar problemas nas vias biliares, podendo identificar obstruções, lesões ou qualquer alteração na região. A principais patologias são:

 

  • Tumores
  • Cálculos Biliares
  • Parasitas
  • Corpos estranhos

 

O exame também pode ser solicitado para avaliar procedimentos cirúrgicos, além de ser ideal para o diagnóstico e tratamento de doenças hepáticas. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento