Raio-X de Sacro-Coccix

Este é um exame de imagem das vértebras sacrais e coccígeas, localizadas na porção inferior da coluna. O método também é conhecido como radiografia de coluna coccígea. 

Sinônimos

  • Raio X de Coccix
  • Raios X Coccigena
  • Raios X Regiao Sacrococcigea
  • Raios X Sacro
  • Raios X Sacro-Coccigena
  • Raios X Sacro-Coccix (F+P)

O que é Raio-X de Sacro-Coccix?

O Raio-x, também conhecido como radiografia, é um exame de imagem muito comum, devido a seu baixo custo, rapidez e por ser um exame não invasivo, dispensando preparos prévios. O exame utiliza baixas doses de radiação para identificar alterações em ossos e órgãos, sendo, portanto, contraindicado para gestantes. 

É um exame bastante utilizado em emergências devido à sua rapidez. Ele gera fotografias na região analisada em segundos, gerando imagens bidimensionais em uma chapa. 

Em casos de estruturas, como ossos, a anormalidade é identificada como um corte escuro.

O Raio-X de Sacro-Coccix é um exame de imagem das vértebras sacrais e coccígeas, localizadas na porção inferior da coluna. O método também é conhecido como radiografia de coluna coccígea. 

Como é feito o exame Raio-X de Sacro-Coccix?

O exame Raio-X de Sacro-Coccix pode ser feito com o paciente em pé ou deitado com as costas virada para o aparelho de raio-x. Ali, o médico vai posicionar o paciente da melhor forma e ele deve ficar parado por alguns instantes. 

Quando o paciente está pronto, o técnico de radiografia vai para uma sala ao lado, onde se encontra um computador, para onde as imagens são passadas. É nesta sala também que ele pode dar início ao exame, fazendo as radiografias da região inferior da coluna. 

Se o médico estiver satisfeito com as imagens obtidas, a pessoa está liberada para ir embora. Nessa “foto” devem aparecer as estruturas corporais de forma mais escura ou mais clara, dependendo da densidade. 

 

Para que serve o Exame Raio-X de Sacro-Coccix ?

O Exame Raio-X de Sacro-Coccix é solicitado para avaliar ou identificar patologias na região sacrococcígea da coluna como:

  • Trauma
  • Inflamações
  • Tumores

 

O método é usado em conjunto com a história clínica e sintomas a fim de que se indique o melhor tratamento. Também ideal no acompanhamento da evolução.  

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 2448-3600.

Exames e Procedimentos relacionados

Radioscopia Diagnóstica

Não necessita agendamento