Doação de Sangue

O Banco de sangue do Hospital Santa Helena atua integralmente no atendimento prestado no Pronto-Socorro, UTI, Centro Cirúrgico e também na coleta e transfusão de sangue.

É um setor muito importante na rotina hospitalar, realizando procedimentos voltados para as áreas de hematologia, oncologia, terapia intensiva e anestesiologia, sempre obedecendo às normas exigidas pelo Ministério da Saúde e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A unidade conta com a participação de um Comitê Interdisciplinar de Transfusão, composto por equipe de profissionais multidisciplinar com competência legal para discutir as melhores condutas hemoterápicas para o paciente. São responsáveis também pela definição e monitoramento de protocolos de transfusão de todo hospital, realizado junto ao atendimento assistencial.

O plantão do posto transfusional funciona 24 horas por dia. É acompanhado por biomédicos especialistas em hemoterapia e mais dois profissionais auxiliares (técnico de hemoterapia e técnico de enfermagem). Cerca de 120 profissionais são responsáveis pelo processo de coleta e processamento do sangue nos diversos hemocomponentes, testes sorológicos e imunológicos, transporte, distribuição e transfusão no hospital.

Contato: (61) 3215-0276