Hospital São Carlos
Clique ao lado para ativar

O que é Broncoscopia?

Também chamada de broncoscopia pulmonar ou endoscopia respiratória, esse é  um exame realizado para permitir ao médico visualizar as vias aéreas do paciente. Isso possibilita observar desde as fossas nasais, passando pela laringe e a traqueia, até os brônquios. É o equivalente pulmonar à endoscopia, exame similar cujo enfoque é no sistema digestivo.

Como é feita a Broncoscopia?

A broncoscopia é feita com um aparelho tubular flexível e longo denominado   broncoscópio, que contém uma câmera em sua ponta. Com o paciente levemente sedado, introduz-se o equipamento em  uma das narinas ou pela boca, alcançando as vias aéreas.

Ainda pode ser necessário aplicar um anestésico tópico nasal e/ou inalatório. No caso do uso de um broncoscópio rígido, indicado para remover corpos estranhos e controlar sangramentos, por exemplo, é preciso administrar uma anestesia geral.

Muitas vezes, o tubo possui também pequenas pinças, que podem ser utilizadas para remover uma amostra de tecido, que é encaminhada para a biópsia, ou de secreções pulmonares.

O procedimento é executado por um médico especialista, que tem o apoio da equipe de enfermagem, além de um anestesiologista.

Para que serve a Broncoscopia?

A broncoscopia serve para ajudar no diagnóstico de condições diversas que podem afetar o pulmão e o sistema respiratório, como infecções pulmonares, lesões provocadas por queimaduras e prejuízos decorrentes da inalação de fumaça.  E o aparelho serve para realizar intubação traqueal e fazer aplicação de medicamentos no pulmão.

Algumas condições que podem levar à solicitação da broncoscopia são:

  • Tosse persistente que não responde ao tratamento;
  • Falta de ar constante;
  • Rouquidão;
  • Trauma no tórax;
  • Aspiração de corpo estranho;
  • Tosse ou escarro com sangue;
  • Apneia obstrutiva do sono;
  • Tumores no pulmão;
  • Pneumonia recorrente.

Qual é o preparo necessário para a Broncoscopia?

Normalmente, o paciente deve realizar um jejum total de até 8 horas e contar com um acompanhante maior de 21 anos no dia do procedimento. Também é recomendado levar todos os exames recentes, como radiografias e tomografias, além de uma lista com os medicamentos usados.

Em determinadas situações, o médico solicita a realização de outros exames antes do procedimento, buscando avaliar fatores como a coagulação do sangue e a função pulmonar.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.

Sobre a Rede D'Or

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!