Hospital São Carlos
Clique ao lado para ativar

Sinônimos

  • Defecorm

O que é Defecorressonância Magnética?

A defecorressonância magnética, também chamada defeco-RM ou estudo dinâmico do assoalho pélvico, é um exame que estuda as estruturas da pelve, pesquisa abrangente do intestino e útero e estruturas como vagina, uretra e reto.

Alguns pacientes podem apresentar deslocamentos ou prolapsos, em decorrência de enfraquecimento muscular. Para diagnóstico, o paciente precisa realizar a defecorressonância magnética.

Como é realizado o exame Defecorressonância Magnética?

Para o exame de defecorressonância magnética, o paciente precisa estar com os intestinos vazios e limpos. Deve fazer dieta com poucas fibras e poucos alimentos sólidos, além de tomar medicamento laxativo, recomendado pelo centro que fará o exame.

Uma vez com o intestino limpo, o paciente deita em uma maca que desliza para dentro de um aparelho circular – a máquina de ressonância magnética. Esse aparelho é composto por um imã gigante que capta imagens do corpo. O exame não é recomendado para portadores de marca-passo, implantes auditivos ou fragmentos metálicos.

Para que serve o Exame Defecorressonância Magnética?

Com a defecorressonância magnética, é possível diagnosticar problemas no assoalho pélvico, descida de útero e prolapso de vagina, de bexiga e de reto.

Por meio desse exame também pode ser rastreada a origem da incontinência fecal ou urinária, como a causada pela hipermobilidade uretral. Ele também possibilita o diagnóstico de distopia pélvica – deslocamento de posição que afeta os órgãos genitais.

Qual especialista pode solicitar o exame de Defecorressonância Magnética?

O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, incluindo gastroenterologistas, proctologistas, cirurgiões gerais e coloproctologistas.

Preparativos para o exame

Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.

Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.

Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.

Jejum: mantenha jejum absoluto de 4 horas antes do exame (inclusive líquidos).

Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com dispositivos metálicos corporais, metais intraoculares (lentes de contato não interferem), cílios postiços ou colados, tatuagens ou micropigmentação recentes (menos de quatro semanas). Em caso de atraso menstrual ou dúvida sobre gravidez, avise a equipe no local.

Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.

Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.

Outras orientações: compareça sem cabelo molhado ou produtos cosméticos (como cremes, maquiagem ou esmaltes), e com roupas confortáveis sem metais. Acessórios metálicos (joias, piercings, adornos, aparelhos ortodônticos móveis) devem ser removidos antes do exame.

Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Defeco Ressonância Magnética e as orientações para casos com anestesia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 85 4009 3333.

Sobre a Rede D'Or

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!