
Cirurgia Oncológica
Os casos de câncer com indicativo de extração do tumor são assistidos por cirurgiões com expertise na especialidade. O conhecimento técnico dos médicos oncologistas e cirurgiões, associado a tecnologia tem trazido muitos benefícios aos pacientes.
O que é a cirurgia oncológica?
A cirurgia oncológica consiste em um procedimento feito para diagnosticar, estadiar ou tratar o câncer. Em alguns casos, a doença pode ser controlada ou até mesmo curada por esse tratamento em conjunto com outros, como a quimioterapia.
Para que serve a cirurgia oncológica?
Este tipo de cirurgia tem como principal objetivo a remoção de tumores malignos, ou a redução de seu tamanho antes de outros tipos de tratamento.
A cirurgia oncológica também é uma maneira de avaliar a extensão da doença. Ou seja, em alguns casos, só é possível determinar o estágio do câncer durante o procedimento cirúrgico.
Quais são os benefícios da cirurgia oncológica em relação aos tratamentos convencionais?
Muitas vezes, a cirurgia oncológica é utilizada como um dos pilares do tratamento, que envolve quimioterapia, radioterapia e terapia-alvo, entre outros procedimentos. Mas, alguns dos principais benefícios incluem:
- Remoção completa do tumor, sobretudo quando o câncer é detectado precocemente;
- Menos efeitos colaterais, se comparado a outros tratamentos;
- Precisão no diagnóstico, caso seja este o motivo da cirurgia;
- Alívio de sintomas em casos avançados.
Quais são os riscos e efeitos colaterais da cirurgia oncológica?
Este tipo de cirurgia, como qualquer outra, envolve riscos e possíveis efeitos colaterais, como infecções, sangramentos, trombose venosa profunda e reações à anestesia.
Como é o pós-operatório da cirurgia oncológica?
O pós-operatório da cirurgia oncológica varia de acordo com o tipo e a extensão da doença, além das condições de saúde do paciente. Em geral, envolve cuidados médicos, controle da dor e recuperação gradual. Siga sempre as instruções do seu médico.
Qual é o tempo de recuperação após a cirurgia oncológica?
O tempo de recuperação pode variar, mas geralmente ela ocorre entre 4 e 8 semanas.
Quais são os sintomas que melhoram após a cirurgia oncológica?
A cirurgia oncológica pode proporcionar alívio de dores, sangramentos, dificuldade respiratória, problemas no funcionamento de órgãos, perda de peso, entre outros. Tudo isso vai depender do tipo e localização do tumor.
Quais exames são necessários antes da cirurgia oncológica?
Para que a cirurgia oncológica seja bem-sucedida, os médicos geralmente indicam exames de imagem para estudar a região em que o tumor está localizado e outros exames para avaliar o estado geral de saúde do paciente.
Exemplos:
- Exames de sangue;
- Exame de urina;
- Radiografia;
- Eletrocardiograma;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética ou tomografia por emissão de pósitrons (PET scan).
Qual é a formação do cirurgião oncológico?
O profissional dessa área deve ter formação em Medicina, além de ter feito residência em cirurgia oncológica.