A imunologia é a especialidade responsável pelo estudo do sistema de defesa do organismo, enquanto a pediatria cuida de recém-nascidos, lactentes, crianças e adolescentes.
A imunologia é a especialidade responsável pelo estudo do sistema de defesa do organismo, enquanto a pediatria cuida de recém-nascidos, lactentes, crianças e adolescentes.
Quando as duas especialidades se unem, temos a imunologia pediátrica, fazendo a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições diversas que afetam o sistema imunológico dos menores.
É importante a ramificação da imunologia pediátrica, uma vez que o sistema imunológico das crianças nessa faixa etária ainda está em formação, e a resposta a vírus e bactérias não está bem estabelecida ainda, como em adultos.
Assim, especialistas em imunologia pediátrica estudam doenças autoimunes, alergias e deficiências do sistema imunológico, auxiliando pacientes e pais no tratamento de doenças como dermatites atópicas, urticária, alergia respiratória ou ainda doenças mais graves como a síndrome da imunodeficiência combinada grave, por exemplo.
Geralmente, a consulta com a imunologia pediátrica segue a recomendação ou encaminhamento de outros médicos e do próprio pediatra da criança.
No entanto, se a criança fica doente constantemente, tem resfriados que não curam, otites de repetição, ou outras infecções, como pneumonias, mais de uma vez por ano, ou alergias diversas, é recomendável uma consulta de acompanhamento com um especialista em imunologia pediátrica.
Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.