
Cirurgia de Pé e Tornozelo
Geralmente, a cirurgia de tornozelo é indicada para tratar pacientes que sofreram problemas como fraturas e torções, instabilidade ligamentar, fascite plantar e esporão do calcanhar.
O que é a cirurgia de pé e tornozelo?
A cirurgia de pé e tornozelo é um procedimento ortopédico realizado para tratar diversas condições que afetam essas regiões do corpo. Conforme a avaliação de cada caso, a intervenção cirúrgica pode ser minimamente invasiva ou envolver técnicas mais complexas para restaurar a mobilidade e aliviar a dor.
Para que serve a cirurgia de pé e tornozelo?
A cirurgia de pé e tornozelo serve para tratar condições que comprometem a funcionalidade dessas estruturas, como deformidades, fraturas, luxações, torções, lesões ligamentares, fascite plantar, neuroma de Morton, artrose e osteocondrose.
Quais são os benefícios da cirurgia de pé e tornozelo em relação aos tratamentos convencionais?
A cirurgia de pé e tornozelo pode ser muito benéfica ao paciente, especialmente para aqueles que não obtêm alívio satisfatório com medidas convencionais, como fisioterapia, uso de órteses e medicamentos.
Os procedimentos cirúrgicos proporcionam uma solução mais definitiva para correção de deformidades, estabilização de articulações, reconstrução de ligamentos e reparo de estruturas ósseas danificadas, por exemplo.
Além de aliviar dores crônicas, essas intervenções melhoram a mobilidade e a funcionalidade do pé e tornozelo, o que permite ao paciente se movimentar com mais segurança e autonomia, retomar suas atividades diárias e ter uma melhor qualidade de vida.
Quais são os riscos e efeitos colaterais da cirurgia de pé e tornozelo?
Como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de pé e tornozelo pode envolver alguns riscos e efeitos colaterais, como infecções, problemas de cicatrização e lesões nos nervos. A escolha de um cirurgião experiente e o acompanhamento adequado no pós-operatório minimizam as chances de ter essas complicações.
Como é o pós-operatório da cirurgia de pé e tornozelo?
Os cuidados pós-operatórios podem variar conforme o tipo de procedimento realizado, mas geralmente incluem imobilização, utilização de muletas ou andadores, fisioterapia, troca de curativos e uso de medicamentos, de acordo com a prescrição médica.
Qual é o tempo de recuperação após a cirurgia de pé e tornozelo?
O tempo de recuperação depende do tipo de cirurgia realizada e do quadro clínico do paciente, podendo variar de semanas a meses.
Quais são os sintomas que melhoram após a cirurgia de pé e tornozelo?
De modo geral, os principais sintomas amenizados após a cirurgia de pé e tornozelo são a dor, a dificuldade de movimentação e o inchaço persistente.
Quais exames são necessários antes da cirurgia de pé e tornozelo?
Além da avaliação do quadro clínico do paciente, o cirurgião de pé e tornozelo pode solicitar exames laboratoriais, radiografias, tomografia e ressonância magnética.
Qual é a formação do cirurgião especializado em pé e tornozelo?
O especialista em cirurgia de pé e tornozelo é um profissional que passa por:
- Graduação em medicina (6 anos);
- Residência em Ortopedia e Traumatologia (3 anos);
- Especialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo (tempo variável);
Além disso, o profissional pode ter certificações em técnicas avançadas, como cirurgia minimamente invasiva.