Hemodinâmica

Hemodinâmica

A unidade Morumbi tem o Centro de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular, serviço de Hemodinâmica, com equipamentos modernos que operam com baixas doses de radiação – benefício para o profissional e para o paciente. Além disso, o setor é pensado de forma a proporcionar mais conforto a pacientes e acompanhantes, com áreas de procedimentos e de repouso próximas e isoladas do hospital.

O equipamento é composto por quatro monitores e funciona com sistema Flat Panel de aquisição digital de imagens de alta resolução, com mais precisão e menos ruído, projetado para satisfazer às exigências da angiografia moderna e procedimentos cardiológicos intervencionistas. As imagens são reconstruídas em 30 segundos e mostram maior amplitude e resolução, também, das estruturas dos ossos. A mesa utilizada no procedimento é rotacional e tem deslocamento motorizado para angiografia digital periférica com acesso ao paciente por todos os lados.

A atuação da hemodinâmica e angiografia cardiovascular pode ser dividida em dois grandes grupos de procedimentos: diagnósticos e terapêuticos. No primeiro é feito o reconhecimento do estado cardiovascular do paciente, principalmente da permeabilidade das artérias coronárias, suscetível à ocorrência de angina do peito e infarto do miocárdio, da função do músculo cardíaco, responsável pela manutenção da vida saudável, e das válvulas cardíacas, que separam as quatro cavidades principais do coração. No segundo, o tratamento das doenças cardíacas por meio de cateteres, balões e stents metálicos.

Procedimentos feitos pela Hemodinâmica

  • Angiografia
  • Angioplastia
  • Angiotomografia
  • Aortografia
  • Cateterismo
  • Embolização