Punção de Tireoide com Doppler Colorido por Ultrassonografia

Com esse exame, é possível identificar nódulos na tireoide, analisar suas características e coletar material para análise.

O que é Punção de Tireoide Guiada por Ultrassonografia com Doppler Colorido?

É um exame de tireoide que utiliza duas técnicas: ultrassonografia com Doppler colorido, para localização e avaliação de nódulos, e punção, para coleta de amostras dos nódulos.

O profissional de saúde utiliza a imagem da ultrassonografia com Doppler colorido para estudar o formato do nódulo, o seu tamanho, a presença ou não de fluxo sanguíneo e a localização do fluxo. O nódulo é, então, classificado quanto à propensão de ser maligno ou benigno.

A punção da tireoide guiada por ultrassonografia com Doppler permite obter fragmentos do nódulo para avaliação de células ao microscópio.

 

Como é feita a Punção de Tireoide Guiada por Ultrassonografia com Doppler Colorido?

A ultrassonografia com Doppler colorido para guiar a punção de tireoide é similar a uma ultrassonografia tradicional. O exame pode ser realizado em consultório. 

O paciente deita em uma maca, em decúbito dorsal (barriga para cima) com pescoço estendido, e o médico desliza o aparelho de ultrassonografia pelo pescoço (local da tireoide) em busca de nódulos suspeitos. 

Ao identificar um nódulo, a pele é higienizada e se faz anestesia local. A seguir, é inserida uma agulha fina no nódulo e são retirados pequenos fragmentos. O material é depois analisado em microscópio por um patologista. 

Para que um nódulo seja considerado suspeito, são avaliadas as imagens do ultrassom com Doppler colorido e também a história e os exames laboratoriais do paciente. 

No momento em que for fazer esse exame, é importante levar ultrassons de tireoide feitos anteriormente.

 

Para que serve a Punção de Tireoide Guiada por Ultrassonografia com Doppler Colorido?

Com esse exame, é possível identificar nódulos na tireoide, analisar suas características e coletar material para análise. Assim, pode-se avaliar se um nódulo é benigno ou maligno. 

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444.

Exames e Procedimentos relacionados

Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Pelve

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Tireoide

Não necessita agendamento

Doppler Colorido Intra-Operatório

Não necessita agendamento