Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden

O exame avalia os órgãos e estruturas presentes na porção superior do abdome, dando um enfoque maior à vesícula biliar.

O que é Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden?

O ultrassom é um tipo de exame de imagem, indolor e não invasivo, que permite ao médico observar as estruturas do corpo humano. Ele funciona por meio do uso de ondas ultrassônicas que ecoam dentro do corpo da pessoa, e a resposta desses ecos forma imagens que são visualizadas pelos médicos examinadores em tempo real. 

No caso da Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden, o exame avalia os órgãos e estruturas presentes na porção superior do abdome (ex.: pâncreas, fígado, vesícula biliar) dando um enfoque maior à vesícula biliar. A chamada prova de Boyden é uma fase complementar que permite estudar o esvaziamento e a contração da vesícula biliar.

Como é feito o exame Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden?

Para o exame de Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden, o paciente deverá fazer jejum de aproximadamente 6 horas, para que a vesícula biliar esteja bem cheia na hora do exame. Siga todas as recomendação de seu médico no preparo para a Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden.

Na chamada Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden, o paciente deita-se em uma maca, de barriga para cima. 

O médico examinador deverá avaliar os órgãos e estruturas do abdômen superior, dando enfoque aos aspectos da vesícula biliar (como volume, espessura da parede, presença ou ausência de cálculos).

Para realizar o exame o médico aplica um gel no local do exame para permitir o melhor deslizar do equipamento de ultrassom e também auxiliar na produção das imagens. 

 Após a avaliação inicial, será realizada a prova de Boyden. Para isso, o paciente vai precisar ingerir algum alimento rico em gorduras (ex: leite integral, chocolate). Verifique no local onde for fazer o exame se é necessário levar o alimento ou se será fornecido. 

A prova de Boyden consiste na nova avaliação da vesícula biliar um tempo após a ingestão dos alimentos gordurosos a fim de comparar as características da vesícula biliar antes e após estímulo. 

Para que serve o Exame Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden?

O exame de Ultrassonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden permite avaliar os órgãos e estruturas do abdômen superior, com enfoque ao funcionamento da vesícula, sendo solicitado, principalmente, para avaliar a motilidade da vesícula biliar. 

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (81) 3217-4444.

Exames e Procedimentos relacionados

Doppler Colorido de Bolsa Escrotal

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Pelve

Não necessita agendamento

Doppler Colorido de Tireoide

Não necessita agendamento

Doppler Colorido Intra-Operatório

Não necessita agendamento