Ultrassonografia Com Doppler Articular de Cotovelo

Este exame é importante no diagnóstico de diversas patologias como tendinites, bursites ou derrames intra-articulares (artrites), muitas vezes associadas a movimentos repetitivos.

O que é Ultrassonografia Com Doppler Articular de Cotovelo?

A ultrassonografia é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza sons para a captação das imagens. É totalmente indolor e não invasivo, além de não utilizar radiação ionizante, sendo ideal para gestantes.
A ultrassonografia pode ser realizada em qualquer parte do corpo e, no caso da Ultrassonografia Com Doppler Articular de Cotovelo, examina-se as partes moles, como a epicondilite.
No ultrassom com doppler é possível avaliar artérias, suas parede e diâmetros, aneurismas e o fluxo de sangue no interior destas.

Como é feito o exame Ultrassonografia Com Doppler Articular de Cotovelo?

A Ultrassonografia Com Doppler Articular de Cotovelo é realizada por meio de ondas sonoras de alta frequência, imperceptíveis ao ouvido, cujos ecos são registrados e transformados em imagens e vídeos.
O paciente é posicionado na maca conforme a região a ser estudada. O médico, então, aplica um gel no cotovelo para ajudar a deslizar o aparelho, chamado transdutor, produzindo, assim, as imagens. Não é necessário preparo para realizar este exame.
O Ultrassom é um método bastante difundido como exame inicial na investigação por ser seguro e prático. Ele também pode ser utilizado para guiar biópsias, punções ou drenagem.
O radiologista pode solicitar mobilizar a articulação ou pode movê-la para avaliar a anatomia e a função articular, músculos, ligamentos e tendões.

Para que serve a Ultrassonografia Com Doppler Articular de Cotovelo?

A Ultrassonografia Com Doppler Articular de Cotovelo é importante no diagnóstico de diversas patologias como tendinites, bursites ou derrames intra-articulares (artrites), muitas vezes associadas a movimentos repetitivos.

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Exames e Procedimentos relacionados