Doenças Inflamatórias Intestinais

Doenças Inflamatórias Intestinais

São doenças que afetam o sistema gastrointestinal e podem causar sintomas como diarreias, náusea, dor abdominal, perda de apetite e peso, entre outros.

O que são doenças inflamatórias do intestino?

São doenças que afetam o sistema gastrointestinal e podem causar sintomas como diarreias, náusea, dor abdominal, perda de apetite e peso, entre outros.

Sintomas que costumam ser uma constante nos portadores de doença inflamatória no intestino comprometem o dia a dia, afetando a rotina de idas ao banheiro.

As duas doenças inflamatórias do intestino mais comuns são a Retocolite Ulcerativa e a Doença de Crohn, embora existam outras doenças que fazem parte do conjunto de doenças inflamatórias no intestino.

De modo geral o intestino se torna inflamado e acredita-se haver uma reação exagerada do próprio sistema imunológico à flora intestinal. 

Pacientes que apresentam diarreia por mais de uma semana, dor abdominal, sangue nas fezes, febre, náusea e perda de peso, de forma constante ou em ciclos (períodos de melhora alternados com retorno dos sintomas), devem visitar o médico para descartar ou comprovar o diagnóstico de doenças inflamatórias no intestino.

O diagnóstico das doenças inflamatórias do intestino é feito por meio de exames de fezes e sangue, colonoscopias, sigmoidoscopias e endoscopias.

Não existe cura para as doenças inflamatórias do intestino, é necessário reduzir o estado inflamatório do intestino através de medicamentos e orientações, com mudanças de hábito alimentares e de vida, sempre devendo serem orientados por médico.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.