Genética

Genética

A genética é a ciência que busca compreender a hereditariedade, ou seja, o conjunto de características, doenças, pré-disposições e até mesmo tendências que herdamos de nossos pais, avós, bisavós e parentes distantes.

O que é genética?

A genética é a ciência que busca compreender a hereditariedade, ou seja, o conjunto de características, doenças, pré-disposições e até mesmo tendências que herdamos de nossos pais, avós, bisavós e parentes distantes.

Dentro de cada célula do corpo humano existem genes que determinam o que cada uma deve fazer e como elas devem atuar para o bom funcionamento do organismo. Se há algum gene defeituoso, ele pode funcionar de forma incorreta e resultar no desenvolvimento de uma doença como, por exemplo, o câncer de mama. Essa mudança no funcionamento de um gene chama-se mutação genética.

Como os genes são passados adiante a cada geração familiar, estudá-los profundamente é a chance ideal de descobrir se um indivíduo pode desenvolver determinada condição física, que pode ir de ter olhos e cabelos claros até doenças como a diabetes e a pressão alta. Esse estudo é denominado genética humana.

Por meio de um mapeamento genético, os médicos e cientistas avaliam cada um dos genes de um determinado indivíduo, verificando sua variabilidade genética e se há algum gene que sofreu mutação genética que pode resultar em uma doença.

É por meio desse mapeamento que os médicos conseguem, por exemplo, auxiliar o paciente na prevenção do desenvolvimento de qualquer tipo de condição médica, da mais simples até a mais complicada.

A genética humana também é fonte de auxílio quando há dificuldade em determinar o diagnóstico de um paciente que apresenta um grupo específico de sintomas. Por meio do mapeamento, é possível diminuir as possibilidades de doenças e cravar o resultado da pesquisa em um único motivo, direcionando o tratamento de forma mais precisa e correta.

A genética também vem ao auxílio de pessoas que querem engravidar por meio da medicina reprodutiva. Usando testes e avaliações, antes mesmo de realizar a implantação de embriões, os médicos que possuem avaliações genéticas conseguem determinar se aquele bebê terá alguma doença e até o sexo dele.

A genética médica é uma especialidade que usa dos conhecimentos da genética para estudar, diagnosticar e tratar indivíduos e grupos familiares que possuem doenças genéticas hereditárias.

São condições como, por exemplo, a hemofilia, a síndrome de down, o daltonismo, a fibrose cística, o albinismo, o diabetes, a progeria e a distrofia miotônica.

O desenvolvimento dessa ciência começou nos anos 40, sendo que ela começou como biologia genética antes de seguir como um braço da Medicina para auxílio do desenvolvimento humano.

A Rede D’Or São Luiz existe desde 1977 e possui mais de 85 mil médicos no seu quadro de funcionários. Especializados nos mais diversos campos da Medicina, os profissionais estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Maranhão, Sergipe, Pernambuco e Bahia e possui especialistas em genética clínica, capazes de realizar acompanhamentos e mapeamentos genéticos diversos.