Medicina do Adolescente Clínica

Medicina do Adolescente Clínica

Pacientes da faixa etária dos 10 aos 20 anos de idade são o foco de atenção da Medicina do Adolescente. Essa especialidade também pode ser apresentada com o nome de hebiatria.

O que é medicina do adolescente?

Pacientes da faixa etária dos 10 aos 20 anos de idade são o foco de atenção da Medicina do Adolescente. Essa especialidade também pode ser apresentada com o nome de hebiatria.

A adolescência é uma fase de profundas mudanças, alterações e transformações no corpo. Para realizar o acompanhamento de todos esses processos, prevenir doenças e verificar o desenvolvimento físico, o médico da medicina do adolescente se especializa nessa fase do corpo humano e consegue estudar, diagnosticar, tratar e prevenir qualquer condição que possa aparecer durante a adolescência.

O hebiatra, como o médico dessa especialidade também é chamado, funciona como um clínico geral da adolescência, sendo que ele também realiza, de certa forma, o acompanhamento psicossocial, verificando se o adolescente não sofre de condições como a ansiedade, os distúrbios alimentares, os vícios e as compulsões.

Caso seja verificada alguma condição ou anormalidade, a medicina do adolescente tem a autonomia necessária para direcionar os cuidados a alguma área médica determinada, como a psicologia, a ortopedia e a nutrição.

Os médicos dessa especialidade ajudam os pais a ensinar os adolescentes sobre a importância de prevenir a gravidez nessa fase da vida, dão orientações acerca da nutrição e fazem o acompanhamento correto com as vacinas da fase adulta.

A consulta com o médico da medicina do adolescente pode ser feita com ou sem o acompanhamento dos pais, sendo que os médicos dessa especialidade ressaltam a importância do diálogo para que os diagnósticos possam ser feitos de forma precisa e correta.

Os médicos da medicina do adolescente podem acompanhar ainda os distúrbios do crescimento, as doenças sexualmente transmissíveis, a ginecomastia, a puberdade tardia, o desenvolvimento sexual e os distúrbios da pele, como a acne.

A Rede D’Or São Luiz existe desde 1977 e possui hospitais espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Ao todo, conta com mais de 87 mil médicos, sendo que parte deles é especializada na hebiatria, a medicina do adolescente.