Infertilidade Masculina

Infertilidade Masculina

A infertilidade é um problema que afeta indivíduos dos sexos feminino e masculino, causando problemas e dificuldades na hora da reprodução humana.

O que é infertilidade masculina?

A infertilidade é um problema que afeta indivíduos dos sexos feminino e masculino, causando problemas e dificuldades na hora da reprodução humana.

O organismo masculino é responsável por criar gametas chamados espermatozoides. Estes, durante o ato sexual, devem percorrer a vagina feminina até chegar ao útero e às trompas de falópio, para que os espermatozóides encontrem o óvulo e a reprodução aconteça.

Quando há algum problema nesse processo, seja na produção dos espermatozoides ou em sua mobilidade, por exemplo, dá-se o nome de infertilidade masculina.

O que causa a infertilidade masculina?

Existem várias causas da infertilidade masculina, que precisam ser investigadas por um médico para permitir um tratamento que realmente trate esses problemas.

Algumas das principais causas da infertilidade masculina são: espermatozoides anormais, pouca mobilidade dos espermatozoides, dificuldades na produção de espermatozoides, idade, vasectomia e até mesmo dificuldades na própria relação sexual.

A infertilidade masculina pode ainda ser causada por doenças como caxumba, diabetes, desequilíbrios hormonais e câncer, além de doenças sexualmente transmissíveis.

A idade pode ser um fator de grande influência à infertilidade masculina.

Como a infertilidade masculina é detectada?

A infertilidade masculina é detectada primariamente por meio de um exame chamado de “espermograma”.

Nele, é colhida uma amostra de esperma que é levada ao laboratório para ser analisada, com o objetivo de descobrir se há realmente infertilidade masculina.

Infertilidade masculina tem cura?

Dependendo do que estiver causando-a, há sim uma cura para a infertilidade masculina.

Quais são os tratamentos para infertilidade masculina?

Certos tipos de infertilidade podem ser causados por condições como a orquite, um tipo de inflamação testicular. Outros são causados por doenças sexualmente transmissíveis, como a clamídia e a gonorreia, que também são capazes de interferir temporariamente na produção de esperma e bloquear os canais por onde o esperma sai de dentro do corpo.

Existem ainda os problemas de ordem hormonal, que afetam diretamente no trabalho do sistema reprodutor masculino.

No geral, o tratamento da infertilidade masculina é feito com medicamentos usados para tratar os sintomas e causas, auxiliando a reprodução humana.

O ideal é passar por consultas médicas com um urologista ou especialista em reprodução humana para receber um tratamento de acordo com as necessidades do paciente.

A Rede D’Or São Luiz possui mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, inclusive especialistas em infertilidade masculina.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 30 mil partos, sendo que seus hospitais estão presentes nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia.