Otorrinolaringologia Clínica

Otorrinolaringologia Clínica

A Otorrinolaringologia é a área médica que trata as doenças relacionadas aos ouvidos, ao nariz, a garganta (faringe e laringe) e aos seios da face. O especialista tem atuação ampla em patologias clínicas e cirúrgicas, nas mais diferentes complexidades, compreendendo órgãos de relevância para fala, respiração, audição, olfato e também o equilíbrio – por isso, há subespecialidades.

O que é otorrinolaringologia?

A otorrinolaringologia é a especialidade médica responsável pelos cuidados dedicados ao nariz, ouvidos, seios da face e garganta de um indivíduo.

Como as três áreas são relativamente próximas uma das outras e interligadas por dutos e canais, é possível que certas condições médicas afetem uma ou mais cavidades e é de responsabilidade do médico com esse tipo de especialização realizar avaliações, diagnósticos e tratamentos para devolver ou aprimorar a qualidade de vida de um paciente.

Os tratamentos indicados por um médico da otorrinolaringologia podem ser realizados à base de medicamentos, por meio de fonoaudiologia ou até de cirurgias diversas, como a que é feita para remover as amígdalas e as rinoplastias que tratam dos desvios do septo, no nariz, que dificultam a respiração. Os tratamentos cirúrgicos podem ser realizados em centros de otorrinolaringologia.

Algumas cirurgias dessa especialidade médica podem ser feitas por meio de robôs, em um tipo de tratamento inovador que diminui o tempo de recuperação, o tamanho da incisão e até a hemorragia que o paciente tem, em comparação com um procedimento cirúrgico tradicional.

As cirurgias robóticas são feitas por meio do robô Da Vinci. Existem 10 unidades deles espalhadas em 9 hospitais da Rede D’Or São Luiz, como o CopaStar, Copa D’Or, Quinta D’Or, Barra D’Or, São Luiz Itaim, São Luiz Morumbi, Hospital Brasil, Santa Luzia e Esperança.

Essa tecnologia chegou ao Brasil em 2008 e está disponível também em institutos de otorrinolaringologia.

O otorrinolaringologista é muito procurado, em consultório assim como em pronto atendimento, para cuidar de inflamações como sinusites, rinites, otites e faringites. Embora pareçam doenças simples, são situações que necessitam de cuidado e prescrição de especialista para que não se agravem e se tornem crônicas. Também estão no escopo de atuação do especialista o tratamento de amigdalites, paralisias faciais, desvio de septo e apneia obstrutiva do sono.

Entre os pontos de destaque da atuação do otorrinolaringologista está um dos sentidos mais importantes, o equilíbrio. E, associado a ele uma doença que requer atenção – a labirintite. Além disso, exames periódicos se fazem de extrema importância para identificação precoce de doenças, assim como degenerações por idade, como perda de olfato, paladar e audição, por exemplo.

São os médicos dessa especialidade médica que auxiliam também na implantação de implantes cocleares, que auxiliam na recuperação da audição ou de parte da capacidade auditiva.

Quando consultar um médico otorrinolaringologista?

Um médico da otorrinolaringologia deve ser consultado quando um paciente apresenta sintomas como dores de cabeça, dor na face, dor de ouvido, dor de garganta, coriza intensa, febre, amígdalas aumentadas, rouquidão, dor ou incômodo para engolir, tontura, zumbidos no ouvido, roncos altos e a otorréia, que é quando há uma secreção saindo do ouvido.

O corpo clínico que atua na Rede D’Or São Luiz, em otorrinolaringologia, é reconhecido nacional e internacionalmente pelo trato das doenças da especialidade, no âmbito clínico e cirúrgico. Toda a condução do tratamento está baseada em estrutura completa – com exames de diagnóstico e centro cirúrgico altamente tecnológico.