Tabagismo

Tabagismo

Tabagismo é definido pelos médicos como a dependência psicológica da nicotina, obtida através do consumo do tabaco.

O que é tabagismo?

Tabagismo é definido pelos médicos como a dependência psicológica da nicotina, obtida através do consumo do tabaco. Quando o indivíduo fica sem consumir tabaco por determinado período de tempo, apresenta sintomas de abstinência como agitação, nervosismo, irritabilidade bem como dores de cabeça.

O tabaco pode ser consumido como cigarro, mas também pode ser mascado ou inalado através de diferentes produtos.

O tabagismo no Brasil é uma verdadeira epidemia e, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o tabagismo é uma doença pediátrica, uma vez que 80% dos fumantes começaram a fazer o uso da substância antes dos 18 anos de idade. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 40% da população mundial adulta é fumante e, no Brasil, segundo o INCA, 428 pessoas morrem por dia em decorrência do tabagismo

Estudos sobre as doenças causadas pelo tabagismo apontam mais de 50  causadas pelo consumo excessivo do tabaco e da nicotina relacionados ao tabagismo. São problemas como infarto, angina, AVC (derrame), hipertensão, bronquite crônica e enfisema pulmonar. Até mesmo disfunção erétil, gripe e tuberculose podem acometer tabagistas.

Quando o assunto é câncer, doenças causadas pelo tabagismo têm caráter mais graves já que o consumo de cigarros é considerado fator de risco para diferentes tipos de câncer. Acredita-se que o tabagismo pode ser o responsável pelo câncer de boca, laringe, esôfago, estômago e pâncreas.

O combate ao tabagismo é essencial para qualidade de vida e saúde. 

Quando um paciente para de fumar, em duas horas seu sangue já está livre da nicotina e em 8 horas, as quantidade de oxigênio circulando no corpo se regularizam. Em cerca de dois dias, a pessoa volta a sentir melhor os sabores, tem melhora do olfato e outros sentidos obliterados pelo tabagismo

Ao completar 20 anos sem fumar cigarro, reduz-se consideravelmente o risco de desenvolver câncer de pulmão. 

Atualmente, existem formas para auxiliar o abandono do tabagismo, através de medicamentos que substituem o cigarro, por exemplo, que também ajudam a aliviar os sintomas de abstinência. Consulte sempre os especialistas da Rede D’Or para largar o tabagismo.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.