Serviço de Cardiologia

O Hospital e Maternidade Sino Brasileiro possui um completo serviço de cardiologia de média e alta complexidade. O quadro de especialidades é diversificado, com equipes de cirurgia cardiovascular e serviço de hemodinâmica em tempo integral.

A equipe de cardiologia do hospital está integrada em todos os setores do hospital, como por exemplo pronto-socorro com cardiologista de plantão, cardiologistas na Unidade de Terapia Intensiva, além de Centro Médico para consultas com hora marcada com especialistas em cardiologia clínica e arritmologia.

Com um centro cirúrgico moderno e renovado, os pacientes encontram à disposição quartos novos e confortáveis onde o médico e o paciente poderão ter todo o suporte que necessita para atender  suas demandas intra-hospitalares com um alto padrão de qualidade, conforto e segurança.

Faz parte do serviço de Cardiologia do hospital o Centro de Intervenção Cardiovascular e Hemodinâmica, com estrutura para diagnóstico preciso e tratamentos minimamente invasivos, realizados por meio de cateterismo, para diversas doenças que afetam o coração e o sistema circulatório.

Dispõe de sala de Hemodinâmica e Eletrofisiologia com tecnologia de ponta onde se destacam mapeamento eletroanatômico cardíaco (CARTO), o ultrassom intracoronariano (IVUS), a avaliação funcional por guia de pressão (FFR) e a Angiotomografia de artérias coronárias, exame realizado em equipamento de última geração em imagem com capacidade de visualização das artérias que irrigam o coração para diagnosticar doença coronariana obstrutiva, causa do infarto agudo do miocárdio.

Entre os procedimentos cardiológicos  de alta-complexidade realizados no Sino Brasileiro estão:

– Revascularização do miocárdio – com e sem extracorpórea

– Trocas valvares – únicas e múltiplas

– Plastias valvares – com utilização de ecocardiografia transesofágica intraoperatória

– Correção cirúrgica das arritmias cardíacas

– Tratamento das doenças da aorta (ascendente, arco e descente) – cirúrgico, endovascular e híbrido

– Implante de dispositivos de estimulação cardíaca (marcapasso, desfibrilador e  ressincronizador)

– Tratamento das doenças do pericardio (janela pleuro pericárdica video-assistida)

– Tratamento cirúrgicos das patologias congênitas no adulto

– Implante de prótese aórtica por via transapical (TAVI)

– Instalação de assistência circulatória mecânica (balão intra-aórtico, ECMO, bomba centrífuga)

 

O Centro de Intervenção Cardiovascular e Hemodinâmica do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro atua em quatro setores :

Cardiologia Intervencionista
Onde são realizados cateterismo cardíaco, angioplastia, implante de stent, valvoplastia, implante de prótese aórtica, correção de insuficiência mitral por mitraclip, correção de cardiopatias congênitas, biópsia miocárdicas, entre outros procedimentos.

Eletrofisiologia Intervencionista
Estudo eletrofisiológico e ablação por cateter para diagnóstico e tratamento de arritmias cardíacas, incluindo a crioablação de arritmia em pacientes adultos e pediátricos. Uma equipe especializada em ablação de diversas arritmias cardíacas faz parte do serviço, sendo a com maior casuística em ablação de fibrilação atrial por radiofrequência do país.

Radiologia Vascular Intervencionista
Procedimentos diagnósticos e terapêuticos das doenças vasculares periféricas, como angioplastia, trombólise, trombectomia e implante de endopróteses. No setor também são feitos procedimentos de embolização, como a embolização de artéria uterina.

Neurorradiologia Intervencionista
Procedimentos diagnósticos e terapêuticos para tratar acidente vascular cerebral (fibrinólise intracraniana), aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas cerebrais e percutâneas e estenoses dos vasos intra e extracranianos.