Pré Anestesia

Pré Anestesia

A avaliação ou consulta pré-anestésica é extremamente importante na preparação do paciente antes de uma cirurgia.

A avaliação ou consulta pré-anestésica é extremamente importante na preparação do paciente antes de uma cirurgia. Nela, o anestesiologista verifica a condição física e mental do paciente, orienta sobre o pré-operatório e decide qual é o tipo de anestesia necessário. 

Nesta fase, o médico anestesiologista pergunta ao paciente ou seu acompanhante sobre o uso de medicamentos, alergias e outros problemas de saúde. Também avalia a capacidade funcional e vias respiratórias e pode solicitar exames complementares, se necessário. 

O momento de avaliação antes da anestesia é obrigatório e deve ser marcado previamente, no caso de cirurgias agendadas. Para pacientes hospitalizados, com cirurgia marcada, a avaliação é feita no próprio hospital. 

Gestantes devem passar por avaliação pré-anestésica entre a 34º e a 36ª semana de gestação, mesmo que optem pelo parto vaginal. A medida é preventiva, caso seja necessário recorrer a uma cesariana devido a problemas no trabalho de parto. 

Todas as informações são registradas no prontuário do paciente, documento utilizado por toda a equipe responsável pela cirurgia. 

A avaliação pré-anestésica melhora a qualidade do ato anestésico-cirúrgico e reduz o tempo de internação e as chances de uma cirurgia ser cancelada. 

A Rede D’Or São Luiz possui hospitais, clínicas, consultórios e ambulatórios médicos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia. Em seu quadro de funcionários, a Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer atendimento médico de excelência.