Doenças da Hipofise

Doenças da Hipofise

Também chamada de glândula hipófise ou glândula pituitária, a hipófise é uma pequena glândula localizada na parte inferior do cérebro, em sua base. Sua principal função é regular o funcionamento de glândulas produtoras de hormônio, como testículos, ovários e tireoide, por exemplo.

O que são doenças da hipófise?

Também chamada de glândula hipófise ou glândula pituitária, a hipófise é uma pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, localizada na parte inferior do cérebro, em sua base. Sua principal função é regular o funcionamento de glândulas produtoras de hormônio, como testículos, ovários e tireoide, por exemplo.

Para cumprir esse trabalho tão importante, a hipófise produz e distribui uma séries de hormônios e substâncias essenciais para o bom funcionamento do corpo humano, como oxitocina, essencial para o parto, prolactina, essencial para a produção de leite materno. A hipófise também produz os hormônios do crescimento e antidiuréticos.

Com tantas responsabilidades assim, quando a hipófise apresenta algum problema, é comum que o corpo humano apresente uma série de sintomas. Geralmente, as alterações na produção de hormônios da hipófise (aumento ou diminuição) são desencadeadas pela presença de tumor na hipófise, chamados normalmente de adenomas.

Nos casos de tumor na hipófise, o corpo passa a produzir hormônios em excesso ou abaixo do normal, podendo ocasionar, por exemplo, a Doença de Cushing, com aumento de gordura abdominal, ganho de peso, alterações menstruais, perda de massa muscular, pele fina, sujeita a sangramento fácil, diabetes e hipertensão. 

Outra doença na hipófise é o diabetes insípidus, caso onde os pacientes chegam a urinar mais de 3 litros por dia. 

Quando a hipófise produz hormônios do crescimento em excesso, nas crianças pode levar ao gigantismo, enquanto nos adultos a doença é chamada acromegalia, com crescimento anormal de extremidades, mãos, nariz e língua. 

Para tratar as doenças da hipófise existem diferentes abordagens sempre indicadas pelo endocrinologista envolvendo tratamento medicamentoso e cirurgias da hipófise

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.