Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-131) Teste de Supressão

Este exame ajuda na busca por tumores da tireoide e investiga causas e condições diversas, como hipertireoidismo.

Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.

O que é Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-131) Teste de Supressão?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos que são injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível captar imagens e ajudar no diagnóstico mais correto e preciso.

Na Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 131) Teste de Supressão, utilizamos uma variante do elemento químico Iodo – o Iodo 131 – e, além da captação das imagens da tireoide, em etapa anterior, é administrado outro medicamento, um hormônio similar ao produzido pela tireoide, que permite realizar o teste de supressão.

Assim, o exame ajuda na busca por tumores da tireoide e investiga causas e condições diversas, como hipertireoidismo.

A diferença entre Iodo 123 e Iodo 131 é o tempo que cada elemento permanece no corpo, bem como a qualidade das imagens durante a captação.

 

Como é feito o exame Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-131) Teste de Supressão?

Para a realização da Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 131) Teste de Supressão, o paciente toma uma semana antes do exame uma dose de hormônio da tireoide, T3 que permite avaliar o seu  funcionamento autônomo ou não.

No dia do exame, o paciente ingere o medicamento a base de Iodo com um canudo.

Cerca de duas horas após a ingestão, é encaminhado a uma máquina similar à de Raios X, que capta imagens da tireoide, e, dependendo dos pontos onde o medicamento se concentrou, é necessário retornar à clínica, no dia seguinte, para captar novas imagens da tireoide, em busca do diagnóstico preciso e correto.

Como o Iodo 131 dura um pouco mais no organismo, é possível voltar outras vezes, além do dia seguinte, para a Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Iodo 131) Teste de Supressão.

 

Para que serve o Exame Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Iodo-131) Teste de Supressão?

A cintilografia de tireoide e/ou captação (Iodo 131) teste de supressão estuda a tireoide em profundidade, através das imagens obtidas com contraste do Iodo e pelas células que compõem a tireoide, além de verificar se a tireóide funcionando de maneira autônoma.

Portanto, é possível estudar se há formação de tumores na tireoide e também as causas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, como a Doença de Graves, por exemplo. Inflamações, como a tireoidite, e nódulos na tireoide também podem ser visualizados.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Maranhão, de Sergipe e da Bahia.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2076-7000.

Exames e Procedimentos relacionados

Cintilografia Óssea Trifásica

Não necessita agendamento

Cintilografia Pulmonar (Inalação)

Não necessita agendamento

Cistocintilografia Indireta

Não necessita agendamento