A Importância da doula no suporte ao trabalho de parto

A doula é uma profissional que tem como responsabilidade o acompanhamento da gestante durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto, além de apoiar, encorajar, oferecer conforto e suporte emocional nesses momentos.

A palavra doula tem origem grega e se traduz por “mulher que serve”, o que explica a função de amparar gestantes, antes do parto, no parto e também após o nascimento do bebê.

Carolina Prado (@cacauprado, no Instagram), Doula pelo GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa), terapeuta do sono infantil e Proprietária da Mom2be, empresa representante da International Maternity and Parenting Institute no Brasil, fala da função da doula no suporte ao trabalho de parto. “Nossa função é preparar as gestantes para viverem uma experiência de parto positiva, conforme o que elas desejam, sempre validando as escolhas dessa mulher”, explica.

Segundo Carolina, o foco do preparo da doula deve ser físico, emocional e o acompanhamento estende-se para o dia do parto. No dia do parto, geralmente, as doulas são as primeiras a chega para oferecer amparo emocional, acolhimento para a família, alívio da dor ao longo do trabalho de parto, além de medidas não farmacológicas para alívio de qualquer desconforto da parturiente.

Nas consultas feitas antes do parto com a doula, alguns exercícios são ensinados para a gestante preparar o corpo para o dia do parto, outros ensinamentos valiosos são as técnicas de respiração para auxiliar durante o desconforto das contrações e que facilitarão o trabalho de parto.

Quando falamos do preparo emocional, explica Carolina, as doulas são responsáveis por desmistificar os mitos em relação às vias de parto, levando informações baseadas em evidências científicas atualizadas. “Além disso, as doulas também abordam os medos da gestante e do acompanhante, medos esses que muitas vezes são adquiridos através de histórias contadas pela sociedade, experiências vividas e mitos criados”, acrescenta.

Durante esse preparo, as doulas levam segurança através de informação e alinham as expectativas da gestante, elaborando com ela um plano de parto, que também é alinhado com equipe que irá prestar assistência.

Qual é a formação de uma doula?

Segundo a Classificação brasileira de Ocupações (CBO) do Ministério do Trabalho, os quesitos mínimos para ser doula são: ser maior de 18 anos, ter segundo grau completo e fazer um curso de formação especifica com duração mínima de 80 horas com prática supervisionada. “A doula faz um curso de formação e pode fazer diversas especializações para tornar a assistência mais completa, por exemplo: aromaterapia, cromoterapia, massagens para alívio de dor, cursos de anatomia e fisiologia do parto”, exemplifica Carolina.

Qual a importância da doula no suporte ao trabalho de parto?

“A doula é essencial para a parturiente, mas também para a equipe que prestará assistência para a gestante”, frisa Carolina. Enquanto os profissionais de saúde se responsabilizam pela parte técnica do pré-natal e trabalho de parto, a doula foca em tornar a experiência de parto leve, segura, consciente e tranquila para a gestante em trabalho de parto e seu acompanhante.

Todos os partos precisam do suporte da doula?

“Sim, todos. Independente da via de parto é necessário informação e preparo para o que está por vir, para tomada de decisão e escolhas que partam da mulher de forma consciente”, explica Carolina. O suporte durante o parto também é fundamental e totalmente diferente do cuidado de um acompanhante.

Outro ponto importante é que nenhum outro profissional substitui o trabalho de uma doula, cada um tem uma função bem específica na sala de parto, seja em um parto normal, natural ou uma cesariana. “A doula tem experiência, estudo, habilidade e conhecimento a respeito do parto”, conclui Carolina Prado.

Encontre um especialista