O procedimento cirúrgico consiste no corte de 7 camadas de tecidos e pele para retirar o bebê que está localizado no baixo ventre. Após o nascimento e a realização de todos os procedimentos de limpeza dos resíduos endometriais, o médico responsável realiza a sutura de todos os cortes.
A anestesia aplicada pode ser raquidiana, peridural ou geral e os médicos indicam que a mulher esteja pelo menos por oito horas em jejum absoluto, para evitar possíveis complicações com a anestesia.
De acordo com a enfermeira Márcia Regina Silva, coordenadora do Grupo de Aleitamento Materno do Hospital e Maternidade São Luiz, a cirurgia de cesariana é recomendada quando o parto normal não é possível de ser realizado e se apresenta uma situação de risco tanto para a mulher quanto para o bebê.
Pré parto
Deve-se realizar jejum de acordo com as orientações médicas de necessidade em cada caso e a raspagem dos pelos da região do corte.
Recuperação pós-parto
Por se tratar de uma cirurgia de grande porte, o corpo pode precisar de, em média, 6 meses para se recuperar totalmente, mas isso varia de mulher para mulher. Em geral, os médicos recomendam que ela permaneça de dois a três dias no hospital antes de voltar para casa.
Cuidados em casa
O nascimento do bebê é um momento delicado e que demanda atenção. Após a alta hospitalar, é importante manter uma rotina de cuidados em casa. Listado abaixo estão os principais:
- Repouso e alimentação
Nas primeiras 6 semanas, os esforços físicos devem ser evitados e é preciso se dedicar aos cuidados pós-operatórios, ao bem-estar do bebê e à amamentação. Outro ponto ressaltado pela enfermeira do GAAM está relacionado à alimentação. Para auxiliar no processo de cicatrização e na produção de leite materno, é melhor optar por alimentos ricos em proteínas e fibras. Frutas são bem-vindas na rotina para auxiliar no funcionamento do intestino, evitando gases e a prisão de ventre.
- Exercícios pélvicos
Uma ótima forma para auxiliar no fortalecimento dos músculos, o pompoarismo, reduz as chances do desenvolvimento da incontinência urinária, fecal e das hemorróidas após o parto.
- Exercícios leves
A partir da sexta semana pós-parto, e depois da liberação do obstetra, está liberada a retomada da rotina de atividade física leve. Nesse período os médicos indicam a realização de caminhadas e da ginástica hipopressiva.
- Higienização da cicatriz
Os cuidados com as feridas operatórias, na maioria dos casos, se limitam à lavagem com água e sabão, e secar bem após o processo. Importante observar o aparecimento de sinais inflamatórios como vermelhidão local, inchaço local, saída de secreções ou mesmo de sangue pela incisão.
- Resguardo após a cesárea
Os médicos recomendam que se espere 6 semanas para voltar a ter relações sexuais. Em conjunto com o médico na consulta de retorno é possível avaliar o processo de cicatrização e indicar formas para diminuir o risco de infecções, desconfortos e outras complicações.
A cesárea é um procedimento seguro para mãe e bebê no momento do nascimento. Contar com uma rede apoio de profissionais e familiares pode diminuir o tempo de recuperação e trazer mais conforto para a mãe.



