Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Corrimento branco pastoso é normal?

Sentir algo diferente no próprio corpo pode despertar insegurança, especialmente quando se trata da saúde íntima. O surgimento de um corrimento branco pastoso é um desses sinais que, embora comuns, costumam gerar dúvida, desconforto e até medo. Esse tipo de secreção vaginal pode ter causas variadas, desde alterações hormonais até infecções. Entender o que é normal e o que precisa de cuidado médico é um passo fundamental para cuidar de si com tranquilidade.

Neste conteúdo, vamos esclarecer os principais aspectos relacionados ao corrimento branco pastoso — o que ele pode significar, quando merece atenção e como tratar este tipo de secreção, se necessário.

O que significa o corrimento branco pastoso?

Em geral, o corrimento branco pastoso é uma secreção fisiológica, ou seja, uma resposta natural do corpo, que surge principalmente antes da menstruação ou durante a ovulação. No entanto, quando ele vem acompanhado de sintomas como coceira, ardência ou odor, pode ser um sinal de infecção vaginal.

O que pode ser corrimento branco pastoso?

O corrimento branco pastoso pode surgir por diferentes razões, e nem sempre indica um problema de saúde. Em muitos casos, ele faz parte das variações naturais do ciclo menstrual, como resultado da ação hormonal. Esse tipo de secreção também pode aparecer em resposta a fatores como o uso de anticoncepcionais e o processo de lubrificação.

Porém, quando outros sintomas estão presentes, como coceira, ardência, dor, mau cheiro ou irritação, pode ser um sinal de infecções como a candidíase e a vaginose bacteriana.

Corrimento branco pastoso pode ser gravidez?

Sim, o corrimento branco pastoso pode estar relacionado à gravidez. Na gestação, é comum ocorrer um aumento na produção de muco vaginal, devido às alterações hormonais e fisiológicas. Contudo, é importante que não haja odor ou desconfortos. Caso contrário, a gestante deve consultar um médico o quanto antes.

Quais são os tipos de corrimento branco pastoso?

Embora o termo seja genérico, é possível identificar diferentes tipos, que podem indicar causas específicas.

  • Corrimento branco pastoso fisiológico: sem cheiro e sem coceira, comum no período ovulatório, pré-menstrual ou de gestação;
  • Corrimento branco pastoso com coceira e grumos: geralmente associado à candidíase;
  • Corrimento branco pastoso com odor semelhante ao cheiro de peixe: pode indicar vaginose bacteriana.

O diagnóstico preciso é realizado por um médico ginecologista, que avaliará os sintomas apresentados e os resultados dos exames.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

Como tratar o corrimento branco pastoso?

Quando necessário, o tratamento costuma variar de acordo com a causa do corrimento. O médico pode prescrever antifúngicos orais, antibióticos ou pomadas vaginais. Boas práticas como evitar duchas vaginais, usar roupas íntimas de algodão, manter uma boa higiene e usar preservativos durante as relações sexuais são medidas recomendadas.

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS