Por conta do desenvolvimento do bebê e com a expansão do útero, o excesso de peso da barriga faz com que haja uma inclinação da região da lombar. Além disso, os ligamentos, músculos, articulações e nervos presentes ficam mais maleáveis, o que também pode ocasionar a dor.
Outra causa do desconforto pode ter relação com o aumento do volume das mamas e supostas inflamações do nervo ciático.
Além de alguns métodos e remédios que podem ser utilizados para aliviar a dor intensa, existem também formas para prevenir o desconforto na região. Separamos algumas dicas para você conferir.
Utilize compressas de água quente
O banho quente com o jato direcionado para a região das costas e a utilização de compressas podem aliviar a dor. O calor aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda a relaxar a musculatura.
Pratique alongamentos
A ioga e a hidroginástica são exemplos de duas atividades físicas que auxiliam no conforto lombar proporcionando o alongamento dos músculos e o alívio da dor.
Travesseiros e almofadas de apoio
Durante o dia e na hora de dormir, as almofadas e os travesseiros podem ser utilizados como forma de apoio nas costas. No período noturno, se colocados entre as pernas, proporcionam para a gestante um conforto maior.
Massagens
Algumas massagens com óleos essenciais podem aliviar a tensão da região.
Utilize sapatos adequados
Evitar sapatos altos durante o período da gravidez é fundamental, isso porque eles podem acabar causando desconforto nas costas. Uma ótima opção é optar por tênis que possuem amortecimento.
Evite carregar peso
Esforços físicos muito intensos devem ser evitados, pois podem sobrecarregar a coluna e ocasionar a dor na lombar.
Apesar de ser bastante comum, a gestante deve estar atenta a alguns sinais que podem indicar outros problemas. Se a dor na lombar vier acompanhada de febre, perda de coordenação e força das pernas ou se surgir apenas de um dos lados da coluna, é importante procurar o médico para investigar o motivo e iniciar o melhor tratamento para o alívio do desconforto.