Os benefícios da fisioterapia em gestantes e no pós-parto

A fisioterapia pode auxiliar as futuras mamães no pré-natal, no trabalho de parto e durante o puerpério. São diversos tipos de fisioterapia aplicados nas gestantes. Os benefícios vão desde a prevenção de trombose ao preparo muscular, além da adaptação postural e treinos respiratórios, podendo reduzir dores no preparo para o parto.

O Fisioterapeuta, neste caso, sempre trabalha em conjunto com um Ginecologista Obstétrico, estudando cada caso para estabelecer o limite e a conduta adotada para cada gestante. “Mesmo a gestante apresentando uma patologia de alto risco, a fisioterapia é empregada de maneira adequada, individual e segura para cada uma de nossas gestantes”, comenta Daniela Nogueira, Fisioterapia pélvica da Maternidade São Luiz da unidade Itaim. A especialista ainda reforça que não há contraindicações na realização da fisioterapia em gestantes ou no período puerpério.

Confira a seguir a resposta para as dúvidas mais frequentes das futuras mamães.

Qual a importância do preparo fisioterápico para mãe e bebê?

O preparo fisioterápico para mãe e bebê é de extrema importância. Entre os benefícios, podemos destacar: Melhora na percepção postural e mobilidade corporal; Melhora na postura, adequando a musculatura a cada alteração da gestação; Melhora nas dores posturais; Melhora na qualidade respiratória; prevenção de doenças circulatórias (diminui inchaços); Prevenção de incontinências urinárias; relaxamento e alongamento muscular; melhora da percepção da musculatura do assoalho pélvico, melhorando força e relaxamento; e Preparo para o parto.

Já para o pós-parto, ajuda na melhora da circulação sanguínea, percepção imediata da nova postura e diminuição das dores do pós-parto.

Para o puerpério tardio, tratamos as disfunções urinárias e as diástases abdominais.

No parto em si, o que a fisioterapia pode fazer?

Durante o parto, colocamos em prática todo o treinamento antes feito, como posições que favorecem a descida do bebê para cada fase do trabalho de parto, auxiliando também no alívio das dores.  Além, é claro, do apoio emocional ao casal.

E o pilates e a yoga, são parecidos com a fisioterapia?

Alguns exercícios do pilates e da yoga podem ser utilizados como aliados na fisioterapia pélvica, mas não são parecidos com a fisioterapia, que envolve muito cinesiologia e fisiologia do movimento.

E no pós-parto, fisioterapia funciona?

No pós-parto a fisioterapia funciona no alívio de dores, na readaptação da percepção corporal, no fortalecimento da musculatura para que a mãe possa sustentar o peso do bebê, tratando a diástase abdominal e tratando e fortalecendo a musculatura perineal

As mulheres que fazem cesariana também podem se beneficiar deste atendimento, como?

Sim, as mulheres que realizam cesárea podem usufruir de toda a fisioterapia pélvica, tanto no pré quanto no pós-parto, com um diferencial que é não participar do preparo perineal para o parto. No entanto, podem se beneficiar da melhora da percepção da musculatura pélvica.

Há alguma dica de exercício pélvico que as gestantes podem realizar em casa?

Não há indicações de exercícios livres para a gestante fazer em casa, pois cada uma é um indivíduo e deve receber atendimento único, a partir da característica de cada uma.

Daniela Nogueira trabalha com a Equipe de Fisioterapia Pélvica da Maternidade São Luiz Itaim. Atua com as especialistas Bruna Tenório e Flávia Resina.

Encontre um especialista