Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Quando anestesia é necessária no parto?

Além de ser muito especial, a gestação sempre traz felicidade para as mães e para toda a família. No entanto, também acaba trazendo muitas dúvidas, sendo uma delas relacionada com o parto e se ele vai ser doloroso, se vai ser confortável e tranquilo. Por esse motivo, o plano de parto é considerado fundamental para descobrir o melhor método para aliviar as dores. Vale lembrar que a mulher tem o direito de solicitar a analgesia, não precisando ter uma dilatação de colo mínima necessária para isso acontecer.

A analgesia é diferente da anestesia no parto normal, já que a dose de anestésico aplicada é baixa, apenas retirando o desconforto, sem perdas sensitivas ou de consciência e mantendo a mobilidade das pernas da mulher. No entanto, a analgesia não tira a sensibilidade no momento de dar a luz.

É bom ressaltar que existem três tipos de analgesias para o parto, como:

  • Raquianestesia, tem efeito imediato e que costuma ser aplicada via cateter em caso de parto normal, com uma duração de uma hora, tendo a vantagem de uma reaplicação mais espaçada, embora a gestante não consiga caminhar após a aplicação.
  • Já a peridural faz efeito em cerca de dez minutos, e ao contrário da raquianestesia, a mulher consegue andar. Ela é aplicada conforme a gestante sentir a necessidade.

E por fim existe também o duplo bloqueio com cateter. Ele combina as duas técnicas (raquianestesia e peridural), funcionando para quem possui muita sensibilidade à dor e ainda está no início do trabalho de parto. Portanto, promove alívio imediato da dor sem bloquear a movimentação das pernas, sendo plenamente indicado neste caso. Também se torna possível caminhar e se levantar.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

Há alguma contra indicação para o parto normal com anestesia?

Existem algumas contraindicações, apesar dos benefícios da analgesia. Para as gestantes que possam apresentar doenças que causem alteração da coagulação do sangue, ou até mesmo aquelas que possuem doenças neurológicas e cardíacas, é necessário passar por uma avaliação rigorosa antes de serem submetidas a analgesia no trabalho de parto. Após o parto, é comum que algumas mulheres também possam sentir os efeitos colaterais da morfina utilizada, como enjoos ou coceira intensa no rosto.

Portanto, uma dica bem conhecida para o alívio das dores durante um parto normal, é que a mulher pratique exercícios de respiração, que aliados junto da yoga e meditação no terceiro semestre da gravidez, irão deixar a mulher mais relaxada no momento da gestação.

Existem outros métodos de aliviar a dor e é possível descrevê-la?

Geralmente trata-se de uma cólica muito esporádica e intensa, que se inicia nas costas. Porém, como varia de pessoa para pessoa, é muito difícil descrever a dor do parto. Para aliviá-la, pode ser levado em consideração alguns métodos como massagens, banhos de banheira e chuveiro, exercícios na bola de pilates e acupuntura.

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS