Você está em Maternidade D`Or

Localização desligada

ATIVAR

Você está em Maternidade D`Or

Seios doloridos na gravidez: por que acontece e como aliviar o desconforto

Para muitas mulheres, os seios doloridos são um dos primeiros sinais da gravidez — às vezes, até antes do atraso menstrual. A sensação de sensibilidade, inchaço ou dor pode surgir já nas duas primeiras semanas de gestação, provocada pelas intensas transformações hormonais que ocorrem no corpo da mulher.

Por que os seios ficam doloridos?

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por intensas transformações hormonais. Os níveis de estrogênio e progesterona aumentam significativamente, preparando as mamas para a produção e o transporte do leite materno. Esse processo natural provoca mudanças estruturais nos seios, como o espessamento dos tecidos e o aumento da vascularização local.

Por isso, é comum que, já nas primeiras semanas de gestação, os seios fiquem mais sensíveis, inchados e doloridos. Esse incômodo vem acompanhado, muitas vezes, de outros sintomas típicos do início da gravidez, como cansaço excessivo, náuseas e elevação da frequência urinária.

Além da dor, os seios também podem apresentar alterações visíveis, como aumento do tamanho, escurecimento das aréolas e maior evidência das veias sob a pele.

Quando começa a dor nos seios na gravidez?

Geralmente, a dor nos seios começa entre a 6ª e a 7ª semana de gestação, embora possa surgir antes ou depois, variando de mulher para mulher. Em muitos casos, esse desconforto é confundido com sintomas da tensão pré-menstrual, comuns nos primeiros dias da gestação.

Como aliviar o desconforto?

Embora o incômodo nos seios seja considerado normal na gravidez, há formas de tornar essa fase mais confortável.

  • Escolha o sutiã certo: prefira sutiãs de algodão, com boa sustentação e alças largas. Eles distribuem melhor o peso das mamas, aliviando a dor. Em alguns casos, usar um sutiã leve durante a noite pode ajudar a diminuir a sensibilidade ao se movimentar na cama.
  • Prefira roupas mais soltas e tecidos macios: peças apertadas aumentam o desconforto e a fricção sobre a pele sensível.
  • Tome banhos mornos: a água mais quente ajuda a relaxar e pode aliviar a dor nas mamas.

Quando é hora de conversar com o médico?

Na maioria das vezes, a dor nos seios durante a gravidez é natural e passageira. Mas, se você notar algo diferente — como uma dor mais intensa e localizada, vermelhidão, secreção com cheiro estranho ou febre — procure ajuda médica.

A excelência da nossa equipe de especialistas ao seu alcance.

Marcação de consultas e exames médicos em hospitais e clínicas da Rede D'Or em 9 estados do Brasil.Gestante sendo atendida por uma médica

A Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil. Está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Paraná, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O grupo é composto atualmente por hospitais próprios, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or), além de atuar em serviços complementares com exames clínicos e laboratoriais, bancos de sangue, diálise e ambulatórios de diversas especialidades.

Para garantir a excelência na prestação de serviços, a Rede D’Or adotou a Acreditação Hospitalar, um processo de avaliação externa para examinar a qualidade dos serviços prestados, conduzido por organizações independentes, como uma de suas principais ferramentas. Os hospitais do grupo já receberam certificações emitidas por organizações brasileiras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA), e internacionais, como a Joint Commission International (JCI), a Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e a American Society of Clinical Oncology (ASCO).

A Rede D’Or ainda oferece aos pacientes críticos o cuidado necessário no momento certo, o que leva a melhores desfechos clínicos e à alocação eficiente de recursos. Por isso, 87 UTIs do grupo receberam o certificado Top Performer 2022, oferecido pela Epimed e AMIB – Associação de Medicina Intensiva Brasileira.

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Encontre um especialista

©2025 REDE D’OR | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS