Ser pai é ter uma missão de vida: entenda a importância da figura paterna

Quando nasce um filho, nasce um pai. É uma missão que pode chegar de surpresa ou ser planejada. Não importa a forma, os pais estão cheias de expectativas. São missões de vida que transformam a rotina de um casal e sua forma de ver o mundo.

Para ser um verdadeiro pai, não basta atribuir o nome à certidão de nascimento e prover à família. É preciso estar fisicamente presente, contribuir ativamente para a educação da criança e amar incondicionalmente o filho.

De acordo com o coordenador da pediatria do Hospital São Luiz Anália Franco, Thiago Gara Caetano, a figura paterna é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. ”O pai melhora muito a autoestima e a segurança do filho”, conta o médico.

Para ele, ser pai na atualidade é muito desafiador por conta da internet e seu uso, que mudaram muito as relações familiares. Mas é preciso manter o foco para cuidar, educar, ensinar e participar da rotina de criação da criança.

“Além das obrigações, é essencial tentar encontrar algo em comum com o seu filho e reservar um período de tempo para praticar a atividade que ele gosta. Esse momento é primordial para que vocês desenvolvam uma relação única de afeto. Tente se envolver nos jogos e brincadeiras favoritas dele”, conta Dr. Thiago.

As crianças precisam encontrar na figura paterna uma fonte de inspiração. Afinal, os pais funcionam como verdadeiros espelhos dos filhos. Isso não significa que os pais precisam se mostrar perfeitos em frente aos filhos. Pelo contrário, O Dr. Thiago conta que, pelas falhas, nossos filhos podem aprender que errar também é humano e existe uma oportunidade de tentar melhorar constantemente.

“Não há mais espaço para as famílias tradicionais, aquelas em que uma única pessoa tem a obrigação de fazer tudo. Hoje, as tarefas diárias devem ser desempenhadas de forma igual e ajustadas à rotina de todos”, afirma o Dr. Thiago Gara.

Cabe a cada família entender a sua dinâmica e buscar o resultado da criação do seu filho. “Tem uma frase que gosto muito: Crie seus filhos e poderá mimar seus netos. Se você mimar seus filhos, terá que criar seus netos”, finaliza o médico.

Encontre um especialista