Sexo durante a gestação: confira o que você precisa saber

A relação sexual deve fazer parte da vida da gestante. É nesse momento que ela mantém a intimidade com seu parceiro ou parceira, alivia o estresse e sente bastante carinho.

Para o momento a dois não existem contraindicações “desde que a gravidez esteja correndo bem e que não tenha risco de abortamento ou parto prematuro”, de acordo com a ginecologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, Dra. Érica Mantelli.

A médica conta que se existe alguma contraindicação relacionada à penetração vaginal, outras carícias e toques estão liberados. Para ela, é sempre importante ter uma conversa aberta com o seu médico para entender se você pode manter as relações sexuais da maneira que preferir durante toda a gestação.

É recomendado que as mamães adaptem as posições sexuais conforme o trimestre da gestação que está. Assim, a relação fica da maneira mais confortável possível.

Como meu corpo reage ao desejo sexual?

Não existe uma regra clara de como o corpo da mulher vai se comportar em relação à sua libido durante a gestação. Existem mulheres que percebem que o hormônio aumenta muito e elas acabam sentindo um maior apetite sexual.

“Por conta das alterações hormonais, o desejo sexual aumenta. Existe também um aumento da circulação de sangue na região pélvica, o que favorece o orgasmo e deixa as mulheres mais lubrificadas”, completa a Dra. Érica.

Mas também existem as mulheres que têm a sua libido afetada de forma negativa. Geralmente, são aquelas que estão passando pelo período com mal-estar, náuseas e desconfortos que acabam diminuindo sua libido.

Os mitos mais comuns sobre sexo na gravidez:

  • penetração pode machucar o bebê;
  • o bebê sente alguma coisa durante a relação sexual com penetração;
  • é possível desencadear o trabalho de parto se faço sexo desde o começo da gestação.

De acordo com a Dra. Érica Mantelli, nada disso é verdade. “O bebê está protegido dentro do útero, dentro da bolsa. Não tem problema nenhum ter relação sexual com penetração, mesmo a mulher tendo orgasmo. A relação sexual na gestação saudável, que não tem risco, que está evoluindo, é um momento de prazer para a mãe”, afirma a médica.

Estando grávida, posso engravidar de outro feto?

A situação só ocorre em 0,3% das mulheres, sendo extremamente raro e conhecido como superfetação. “Nesse caso, a gestante tem uma ovulação tardia no mesmo ciclo e acaba engravidando alguns dias depois ou com poucas semanas de diferença e tem mais um feto, com uma diferença de idade gestacional”, explica a médica.

Ela ainda conta que não é recomendado que as mulheres em relacionamentos estáveis usem método contraceptivo adicional durante a gestação. Se preferir, é aconselhável os métodos de barreira, como camisinha feminina e masculina.

Quando não fazer sexo durante a gestação?

As principais indicações para abstinência sexual durante a gestação são no caso de ameaça de abortamento, abortamento em curso, ameaça ou trabalho de parto prematuro, insuficiência istmocervical, placenta prévia e outras restrições para a penetração vaginal.

É essencial consultar o seu médico de confiança e confirmar se todas as práticas de prazer devem ser cessadas ou se você pode ter outras formas de chegar ao orgasmo durante a gestação.

Encontre um especialista