A angiotomografia é um exame que combina técnicas de tomografia computadorizada e angiografia, permitindo estudo aprofundado de veias e artérias. O procedimento é não invasivo e ajuda no diagnóstico de doenças do sistema circulatório.
No caso da Angiotomografia Computadorizada Aorta Torácico Abdominal, avaliamos a artéria aorta em sua porção localizada no abdômen.
Para a Angiotomografia Computadorizada Aorta Torácico Abdominal, o paciente recebe injeção de contraste endovenoso, que permite melhor visualização de artérias e veias. Depois, ele é encaminhado para o aparelho de tomografia computadorizada.
O aparelho de tomografia computadorizada é composto por maca e tubo. O paciente deita-se na maca, que se move para o interior do tubo. O tubo realiza movimentos circulares captando as imagens.
Com o exame de Angiotomografia Computadorizada Aorta Torácico Abdominal, diagnosticamos diferentes problemas na porção abdominal da artéria aorta, como estenoses e oclusões (entupimentos parciais ou completos). Malformações também são observadas no procedimento.
É necessário não tomar medicamentos relacionados à diabetes 48 horas antes ou depois, devido ao uso do contraste endovenoso. Na lista de remédios relacionados que deverão ser suspensos estão: Dimefor, Glifage, Glucoformin, Glucovance, Starform e Debei.
Além disso, é preciso que o paciente fique quatro horas em jejum antes da realização da angiotomografia. Caso o indivíduo precise fazer outros exames laboratoriais, eles deverão ser realizados 72 horas antes ou depois do procedimento de Angiotomografia Computadorizada Aorta Torácico Abdominal.
O exame é contraindicado para gestantes, já que ele expõe o feto à radiação ionizante.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.