Também conhecido como RM para estudo das articulações com contraste intra-articular do ombro, Pneumoartro Ressonância do ombro, RM para estudo com contraste das articulações (ombro), RM para estudo das articulações com contraste do ombro.
A ressonância magnética é um exame de imagem que utiliza ímãs e campos magnéticos, fornecendo imagens de estruturas como ossos e músculos.
Na artro-ressonância magnética do ombro, também chamada artro-RM, são estudadas especificamente as articulações do ombro. Essas estruturas são bastante sofisticadas e permitem movimentos como dirigir, carregar pesos, jogar basquete, praticar esportes de raquete etc.
Na artro-ressonância magnética do ombro, o paciente recebe injeção de contraste nessa articulação. A substância permite a visualização de rupturas, falhas e degenerações.
A injeção de contraste é feita sob anestesia local e guiada por tomografia. A seguir, o paciente é levado para a máquina de ressonância magnética, onde são realizadas as imagens.
A artro-ressonância magnética do ombro serve para diagnosticar diversos problemas. O exame auxilia na visualização de lesões, como artrose, lesão do manguito rotador, síndrome do impacto e capsulite adesiva, comuns no ombro.
Ortopedistas e reumatologistas são os médicos que costumam solicitar este tipo de exame.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de imagem, inclusive a artro-ressonância magnética do ombro, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.