O exame rede câncer hereditário ampliado é um teste genético de alta complexidade que analisa simultaneamente múltiplos genes associados ao risco aumentado de desenvolvimento de diversos tipos de câncer hereditário. Por meio da tecnologia de sequenciamento de nova geração (NGS), o exame investiga alterações genéticas que podem ser transmitidas de geração em geração, ajudando a identificar predisposições genéticas ao câncer.
Este exame tem como principais finalidades:
O exame é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue ou saliva. O material genético (DNA) é extraído e submetido a sequenciamento por NGS, permitindo a análise detalhada de dezenas a centenas de genes simultaneamente. O laudo final é emitido por uma equipe especializada em genética médica e oncogenética.
Ele pode ser indicado nas seguintes situações:
O exame não diagnostica doenças em curso, mas identifica predisposições genéticas a síndromes de câncer hereditário, como:
Os resultados são categorizados em:
A interpretação clínica depende da correlação com o histórico familiar e pessoal do paciente.
O exame deve ser solicitado preferencialmente por:
Não há necessidade de preparo específico. No entanto, é altamente recomendado que o exame seja realizado após consulta com um médico geneticista ou oncologista, que fará a indicação apropriada e o aconselhamento genético pré e pós-teste.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.