A neonatologia é a responsável por realizar o acompanhamento médico de fetos e de crianças recém-nascidas até o 28° dia de vida fora da barriga da mãe.
A neonatologia é uma das especialidades mais delicadas de toda a Medicina.
Isso porque a neonatologia é a responsável por realizar o acompanhamento médico de fetos e de crianças recém-nascidas até o 28° dia de vida fora da barriga da mãe. Depois desse período, a responsabilidade passa à Pediatria.
Entre os principais deveres da neonatologia, está realizar o acompanhamento médico do desenvolvimento e do crescimento da criança. Essa é uma fase da vida caracterizada por um crescimento bastante acelerado, sendo que ao detectar qualquer tipo de disparidade, é possível aprofundar investigações e pesquisas para descobrir o que há de errado.
É também na neonatologia que podem ser descobertas uma miríade de doenças congênitas, onde, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, melhores são as chances de sucesso e de recuperação da doença.
São doenças como a cardiopatia congênita, a icterícia neonatal e também o hipotireoidismo congênito, a anemia falciforme e a fibrose cística, que são descobertas no teste do pezinho, feito logo após o nascimento do bebê por um profissional da neonatologia.
Condições como a Síndrome de Down, além de malformações causadas, por exemplo, pelo uso de certos medicamentos durante a gravidez, também já iniciam seu acompanhamento médico pela neonatologia, de forma que o paciente possa ter sua qualidade de vida aprimorada desde bebê.
Bebês que nascem antes do tempo, como os prematuros, precisam de um acompanhamento mais rigoroso da neonatologia, de forma a ter seu crescimento visto de perto, com qualquer anomalia sendo rigorosamente acompanhada.
Para que o paciente conte com um acompanhamento médico de excelência desde a barriga, é preciso contar com os serviços de qualidade da neonatologia da Rede D’Or.
Por ano, cerca de 3 mil bebês nascem nos hospitais e clínicas da Rede D’Or, passando por médicos capacitados e atualizados para oferecer um tratamento exclusivo e humanizado.